Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESGATE

Simpósio de Saúde, Segurança e Resgate encerra no Mangueirão

Por Paula Portilho (EMATER)
24/08/2019 21h38

Mais de mil pessoas participaram das atividades de encerramento do 1º Simpósio de Saúde, Segurança e Resgate, neste sábado  (24), no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, em Belém. No último dia de programação, o público prestigiou a Feira de Projetos, Equipamentos, Materiais e Viatura e do Campeonato de Resgate.

O  evento nacional e que ocorreu pela primeira vez na capital paraense, abordou a  importância da Integração das Agências de Respostas com Instituições Privadas e a Sociedade Civil e a Prevenção e Mitigação de Riscos de Acidentes e Desastres. "

"Foi uma oportunidade para debater e fomentar o conhecimento nas áreas temáticas de liderança, causas humanitárias, segurança, meio ambiente e resgate, além de promover a integração de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, órgãos especializados nas áreas, comunidades científicas, profissionais, estudantes, sociedade civil, entre outros interessados no tema", disse Geison Damasceno, um dos coordenadores.

O ato de encerramento, com a premiação da equipe vencedora da competição, a MSD, contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, que ao se pronunciar parabenizou os executores do simpósio e o público participante. "Recebemos, com satisfação, neste espaço um evento tão importante e estamos aqui de portas abertas", disse o titular da Seel.

A integração  entre as instituições envolvidas no evento foi positiva para os participantes. "Foi muito bom ver uma integração entre os orgãos que aqui estão. É importante mostrar  o potencial da sociedade civil organizada  e que pode ajudar na sua comunidade, em situações de resgate, ajudando a salvar uma vida", enfatizou a coordenadora do Centro de treinamento de emergência e desastre da defesa Civil do Rio de Janeiro, Cláudia Avelar,  que representou o processo apell Campos Elísios /ONU no Simpósio.

Presente no evento, representando o Parlamento Estadual, o deputado Fábio Freitas (PRB) destacou a importância de encontros como o Simpósio para disseminar informações à sociedade sobre prevenção.

Palestrantes renomados do Pará e de outros estados brasileiros palestraram, entre eles o Coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Marcelo Silva Costa. O coordenador do SAMU de Belém, traumatologista-ortopedista e especialista em resgate aeromédico, José Guataçara, também ministrou palestra. 

A programação, que iniciou na sexta-feira (23), no Hotel Sagres, contou com a participação de várias instituições públicas e privadas como Marinha, Infraero, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Defesa Civil, Samu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), além de outros órgãos de Segurança Pública e universidades.