Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPUBLICAÇÕES PARAENSES

Governo cria política pública de edições e publicações de livros do Pará

Por Julie Rocha (IOE)
25/08/2019 10h32

O governador Helder Barbalho assinou na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na noite de sábado (24), no Hangar, em Belém, o decreto que institui a Política Pública de Edições e Publicações de Livros, Revistas, Cartilhas, Jornais e E-books do Estado do Pará, outorgando à Imprensa Oficial do Estado a responsabilidade de publicar obras em formatos variados.

Em seu discurso de abertura, o governador lembrou da missão designada a Jorge Panzera ao assumir a Imprensa Oficial do Estado, que tinha como função a expedição do Diário Oficial, assim como as informações dos atos governamentais a cada amanhecer, mas deixá-lo fazer apenas essas funções, segundo ele, “seria apequenar um órgão histórico e importante para o Pará”.

Helder também lembrou da primeira medida designada ao gestor da Imprensa Oficial, para torná-la 100% digital, além da orientação para usar a autarquia para “a produção de literatura a um preço que permita que todas as manifestações literárias não precisem mais buscar alternativas no mercado privado, mas que enxerguem, na estrutura pública, algo que permita a pluralidade e a ampliação da oferta literária paraense, com custo diluído”, reforçou.

Ele disse, ainda, "que o decreto vai permitir que a Imprensa Oficial possa utilizar a estrutura existente para a produção literária, facilitando e beneficiando a população com um custo menor e, efetivamente, nós possamos mostrar ao Brasil e ao mundo a produção literária paraense”.

O governador Helder Barbalho também aproveitou para visitar o estande da Imprensa Oficial, situado ao lado da Arena Multivozes e conhecer de perto algumas ações e projetos desenvolvidos. Ele observou os livros que já foram produzidos pela Imprensa Oficial e que estão à venda a preços acessíveis e conversou com algumas crianças que rabiscavam no espaço infantil disponibilizado pelo projeto Portal do Conhecimento.

Linhas editoriais

A partir da assinatura do decreto, a Imprensa Oficial vai poder trabalhar em quatro linhas editoriais de forma a atender a todos os segmentos literários do estado, com edição e publicação de obras de interesse coletivo, científico, acadêmico e social: linha de publicações de autores e títulos fora de catálogo, linha de editais públicos de publicações, linha de publicações científicas, acadêmicas e relações interinstitucionais e linha de publicações comerciais.

“O Governo do Estado garantirá, por meio da Imprensa Oficial, que sejam editadas e publicadas obras de autores paraenses históricos e contemporâneos nas mais diversas regiões do Estado do Pará, desde que não contenham qualquer tipo de discriminação ou infrinjam os direitos fundamentais humanos”, comentou o assessor da Imprensa Oficial, Moisés Alves, responsável pela elaboração dos editais e do decreto de criação da política pública.

O presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, explica que a partir desta edição da Feira do Livro, a Imprensa Oficial já vai se constituir como editora pública, incentivando ainda mais a publicação de livros de autores paraenses.

“A Imprensa Oficial já tem uma experiência importante e de muita produção literária, como vamos apresentar nas obras que serão lançadas no nosso estande. Agora, é agregar os elementos para construir uma editora pública e enfrentar ainda mais esse bom desafio que é produzir livros”, comentou, ao refletir:

“O escritor Paes Loureiro diz que livro é uma felicidade encadernada. Nós queremos construir nessa caminhada, uma caminhada de felicidade, de paz, de tranquilidade, ainda mais no momento em que estamos vivendo”, complementou.

Flauta de Bambu

Na noite de domingo (25), os visitantes da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes já poderão ter acesso à primeira obra da linha de autores fora de catálogo, que deve trazer relançamentos anuais de importantes obras de escritores paraenses que já estão fora do circuito comercial.

Trata-se do relançamento do livro de crônicas “Flauta de Bambu”, de Haroldo Maranhão, considerado um dos mais importantes escritores paraenses. O livro foi publicado em 1982, ganhando o Prêmio Nacional Mobral de Crônicas, e será relançado com edição e prefácio do jornalista Elias Pinto Ribeiro e revisão de Paulo Maués, mantendo o formato editorial original.

Prêmio literário “Dalcídio Jurandir”

Outra novidade da programação do estande da Imprensa Oficial é o lançamento do edital de incentivo à literatura paraense “Prêmio Literário IOE Dalcídio Jurandir 2019”, abrindo a linha de editais públicos de publicações que vai selecionar 13 obras literárias, sendo doze na modalidade “prosa” e uma na modalidade “poesia”, para incentivar a participação e publicação de autores das doze regiões de integração do estado. As obras selecionadas pela editora já serão lançadas na próxima edição da Feira do Livro.

Outra linha diz respeito à publicações científicas, acadêmicas e relações interinstitucionais, para valorizar os trabalhos selecionados em parceria com as universidades e instituições e a linha de publicações comerciais deve atender a publicação e edição mediante pagamento dos serviços com valor de mercado.

“A editora tem um propósito fundamental, que é o de ajudar a fomentar o debate literário no estado, além de apresentar para os escritores e para as pessoas que produzem literatura as possibilidades reais de desenvolver essa arte. A partir do lançamento do edital a editora vai assumir o papel de dar à população paraense que produz arte um espaço de discussões, de produção e de fomento da cultura paraense”, explicou o coordenador da editora da Imprensa Oficial, Rodrigo Moraes.

Gestão com foco na política editorial

Desde o início do ano a Imprensa Oficial já vem trabalhando na construção de uma política editorial para valorizar as publicações de autores paraenses em todo o estado do Pará, por meio de encontros e debates literários em Belém, Santarém e Marabá, ouvindo diversos representantes do segmento literário, entre representantes das academias e entidades literárias no oeste, sul e sudeste do estado, escritores, contadores de histórias e outros profissionais envolvidos.

O último encontro ocorreu na quarta-feira (21), na sede da autarquia, com a participação dos escritores paraenses que lançarão as obras pela editora da Imprensa Oficial. No total, a editora da Imprensa Oficial terá 15 lançamentos de autores variados, além da exposição e venda de mais de 40 livros de autores paraenses que já foram lançados nas últimas edições da Feira ou levam o selo da Imprensa Oficial.

Com um estande de 50 m², um dos maiores da Feira, e uma concepção visual voltada para a temática “Criança, Paz e Conhecimento”, a Imprensa Oficial do Estado terá várias atividades infanto-juvenis para marcar o lançamento do Portal do Conhecimento, projeto que amplia as ações do antigo Livro Solidário na arrecadação e distribuição de livros para as comunidades, para incentivar, também, o fomento à bibliotecas comunitárias no estado do Pará. A programação inclui contação de histórias, sarau literomusical, rodas de conversas, cafés filosóficos e oficinas de quadrinhos.

Pan nas Escolas

Organizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Imprensa Oficial do Estado, a Pan Escolas vai proporcionar um encontro dos escritores que serão homenageados na 23ª Feira do Livro que irão até os alunos das escolas públicas estaduais nos bairros do Jurunas, Guamá, Cabanagem, Terra Firme e Benguí.

 “A ideia da Pan nas Escolas é levar a feira do livro até os alunos a esse contato mais direto com o autor. A gente acredita que ter a oportunidade de incentivar o aluno a ler uma obra, trabalhar durante dias as turmas e incentivar o bate papo do aluno com o autor, é muito importante na formação cultural desse ser pensante. Quantas vezes um aluno vai ter oportunidade de ter contato mais direto com um escritor? - questionou a coordenadora do Portal do Conhecimento, Ellana Fiama, responsável pela programação da Pan nas Escolas.

Serviço: O estande da Imprensa Oficial do Estado, com o tema “Criança, Paz e Conhecimento”, está instalado ao lado da Arena Multivozes, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, e ficará aberto ao público até 1º de setembro, com visitação de 10h às 22h.