Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LANÇAMENTO

Estudantes de Ananindeua lançam terceiro volume da coletânea Saapeca

Por Julie Rocha (IOE)
28/08/2019 15h01

Em um evento bastante prestigiado, os alunos, professores e funcionários da escola municipal Senador Adolfo Álvaro, de Ananindeua, tiveram a manhã desta quarta-feira (28) dedicada a autografar o terceiro volume da coletânea Saapeca, composta por mais de 40 narrativas trabalhadas em sala de aula. Trata-se de mais um lançamento da editora da Imprensa Oficial, que até 1º de setembro, deve apresentar aos visitantes da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, várias obras inéditas de escritores paraenses.

O estande ficou movimentado desde às 10h, quando a turma de alunos da escola chegou para ver, em primeira mão, as narrativas impressas no livro. Foram momentos de surpresa e de emoções ao observar o primeiro texto produzido na escola virar parte de um livro. Por isso, os estudantes não pouparam a câmera do celular e aproveitaram para registrar, em selfies, o delicioso momento.

Embora se considere tímida para falar, a estudante da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos, Antonia Irelda Teixeira, 53 anos, conseguiu passar para o texto as emoções que estavam guardadas há muito tempo, sobre um acontecimento triste de sua vida. “A história que eu contei, não consigo nem ler porque foi uma narrativa sobre um irmão que eu perdi quando tinha 15 anos. Ele tinha 1 ano e sete meses quando minha mãe saiu pro hospital e voltou com ele morto”, relatou a estudante, ainda emocionada.

“Escrevi um texto sobre uma madrugada em que acordei e vi uma sombra no vidro da porta dos fundos. Pensei que fosse um personagem de um jogo de terror que gosto, fiquei com muito medo, mas depois vi que não era monstro, apenas  sombras de uma roupa que estava no varal de casa”, contou outra jovem escritora, Letícia Luz da Silva, de 13 anos, do 8º ano da escola.

O estande ficou movimentado com o lançamento do III Saapeca até por volta de 12h30, quando os estudantes receberam várias autoridades do estado e de Ananindeua que foram prestigiar o evento, como o presidente do Banco do Estado do Pará, Brasilino Assunção, o deputado Victor Dias, a secretária de Educação de Ananindeua, professora Cláudia Melo e a vereadora de Ananindeua, Francy Pereira. A Imprensa Oficial foi representada pela coordenadora do Portal do Conhecimento, Ellana Silva, e o assessor da editora pública, Roony Oliveira.

“Quero parabenizar os organizadores da feira, que está sendo considerada diferenciada, e a Imprensa Oficial, que está fomentando as nossas crianças a escreverem e a lerem”, falou o deputado Victor Dias.

"É um momento maravilhoso que nos estimula a trabalhar cada dia mais pela educação”, contou a secretaria de educação de Ananindeua, professora Cláudia Melo, ao reforçar: “Na verdade, estou muito orgulhosa pelo projeto que está na sua terceira edição, cada vez mais enriquecendo o dia a dia dessa escola”.

Recebendo todas as autoridades, a diretora da escola, Carmen Maranhão, disse ser uma emoção muito grande o evento ser tão prestigiado. "Isso demonstra que a leitura é a base de tudo e que os alunos conseguem desenvolvê-la com uma boa estrutura educacional”.

A coletânea é resultado de um concurso realizado todo mês de novembro para seleção do projeto “Saapeca - Senador Álvaro Adolfo, Poesia e Coletânea da Escola Álvaro”, com a participação de 1.050 alunos.