Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO

Emater realiza mutirão de CAR em Bujaru

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
28/08/2019 15h41

Um mutirão para elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi realizado este mês, em Bujaru, nordeste paraense, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Na oportunidade foram visitadas 134 propriedades de agricultores rurais de 31 comunidades. A equipe técnica da empresa identificou 103 agricultores aptos para efetivação do CAR.

O CAR funciona como um sistema de identificação de propriedades rurais de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com informações dos dados básicos do imóvel rural como a área total da propriedade e de preservação permanente, qualificação dos donos da propriedade e informações geográficas. 

A força tarefa contou com o apoio da regional Castanhal e teve como objetivo atender o maior número possível de agricultores no município, comenta o chefe local da Emater em Bujaru, Antonio Corrêa. “Foram cinco dias de muito trabalho e atingimos a meta. A Emater é parceira do agricultor rural, esse apoio é importante porque o CAR é obrigatório para eles”. A previsão é que até o fim do mês de setembro o CAR estará pronto para ser entregue aos agricultores habilitados.

Antonio Carlos, supervisor regional da Emater em Castanhal, reforça que, com o CAR emitido, o agricultor pode acessar uma série de políticas públicas, “como o licenciamento ambiental e também facilidade para escoar a produção. E isso melhora a qualidade de vida do produtor rural. Esse é o nosso compromisso”, explica.

A ação contou com o apoio dos escritórios da Emater nos municípios de Santo Antônio do Tauá, São João da Ponta, Colares, São Francisco do Pará e Igarapé-Acú; Prefeitura Municipal; Associação Bujaruense de Agricultores e Agricultoras (ABAA) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Bujaru.

Outro mutirão está previsto para ser realizado no início de outubro, no município de Concórdia do Pará, também na região nordeste. O município pertence a regional de Castanhal.