Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Projeto Quintais Produtivos capacita agricultores de Marituba

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
30/08/2019 15h13

Entre os ensinamentos, participantes puderam aprender como planejar, executar e manter um viveiro de mudasGarantir a segurança alimentar e nutricional é uma das propostas do projeto Quintais Produtivos, que reuniu agricultores da comunidade Bela Vista, em Marituba, região metropolitana de Belém (RMB), para o curso de produção das culturas do cacau e açaí. A capacitação foi realizada na quinta (29) e nesta sexta-feira (30), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O curso ensinou para os participantes como planejar, executar e manter um viveiro de mudas. Foram abordados temas sobre anatomia das plantas, compostagem, controle de pragas e doenças, reprodução das plantas, semeadura, irrigação, adubação e manejo adequado.

“É importante para o agricultor rural participar de todas as etapas do projeto, porque eles precisam estar inseridos com um todo na ideia. O processo de aprendizagem é contínuo e envolve a troca de saberes entre os técnicos e produtores”, enfatiza engenheira agrônoma e chefe do escritório local de Marituba, Alda Remédio, que participou da ação.

Projeto busca promover segurança alimentar e nutricionalDe acordo com Alda, além de promover segurança alimentar e nutricional para a sociedade, o projeto tem também outras propostas importantes. “Envolve ainda qualidade de vida, preservação ambiental e geração de renda”, complementa.

O curso foi ministrado pelos engenheiros agrônomos Margarete Salomão e Valter Novais, ambos do escritório da Emater de Marituba. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca de Marituba (Sedap).

Ações – A comunidade Bela Vista já recebeu outras ações do projeto Quintais Produtivos. No primeiro semestre do ano, foi realizada entrega de insumos agrícolas aos produtores das comunidades, para fortalecimento da agricultura familiar. Entre os insumos, destaca-se o calcário, que foi utilizado no preparo do solo para produção de hortaliças, além da fibra de coco, palha de arroz carbonizada e torta de mamona. Na oportunidade, os produtores foram orientados sobre demonstrações de métodos quanto ao uso e de fabricação de composto orgânico.