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Cosanpa intensifica reparos no Residencial Viver Melhor Marituba

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
05/09/2019 15h14

Há cerca de um mês, a Companhia intensificou o trabalho, agora realizado diariamente no conjunto.Ao assumir a operação do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Residencial Viver Melhor Marituba, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou uma série de reparos para melhorar a qualidade do serviço prestado às pessoas que residem no local. Há mais de um ano, os moradores reclamam da obra entregue pela construtora, que apresenta falhas na rede de distribuição.

O residencial foi entregue em março de 2018, porém, restos de construção foram encontrados no sistema de abastecimento; não foram implantados os pontos de descarga (que constavam na planta), imprescindíveis para a limpeza da rede; e ainda faltam interligações para água circular.

Com a constatação dos problemas – de responsabilidade da construtora, a Cosanpa entrou em contato com a empresa, visto que a obra ainda está dentro da garantia de cinco anos, para garantir que todos os reparos sejam ressarcidos e a construtora garanta a qualidade das instalações para que o órgão estadual possa operar adequadamente o sistema.

Há mais de um ano, os moradores reclamam da obra entregue pela construtora, que apresenta falhas na rede de distribuição.Para reverter de forma rápida a situação vivida pelos moradores do residencial, há cerca de um mês, a Companhia intensificou o trabalho, agora realizado diariamente no conjunto. Na Quadra 25, por exemplo, já foram implantados pontos de descargas que estão fazendo a limpeza da rede.

Outra ação ocorreu na Quadra 10: desde que a obra foi entregue, o abastecimento era irregular, mas, essa semana, o órgão implementou reforços na rede e regularizou o serviço. “Amostras estão sendo coletadas para que sejam analisadas em laboratório. Vamos fazer a elaboração dos dados e, assim, continuamos o trabalho na melhoria da qualidade da água”, explicou técnico industrial da Cosanpa, Arthur Ribeiro.

O gestor da Unidade Estratégica de Negócios BR, Edilson Alves, afirmou que, juntamente ao presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, segue o diálogo com a comunidade desde agosto e que, nesta quarta-feira (4), recebeu uma comissão de 20 moradores.

“Ficou definido que assim que todos os moradores dos 4.022 apartamentos estiverem com o abastecimento totalmente regularizado, recebendo nas torneiras água com a mesma qualidade que sai do nosso sistema, vamos fazer uma grande ação de negociação de débitos para que todos os clientes fiquem regularizados”, ressaltou Edilson.

O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, Daniel Amintas, esteve presente na reunião com o presidente da Companhia e com o gestor da Unidade e falou sobre o acordo firmado com o órgão estadual.

“Fizemos um acordo para que eles melhorem a qualidade da água e os moradores possam negociar os débitos, pois muita gente deixou de pagar. Também nos comprometemos a pedir para que os moradores evitem fazer ligações clandestinas”, concluiu Amintas.