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Obra da Nova BR-316 é pauta em sessão especial na Câmara Municipal de Ananindeua

Por Michelle Daniel (NGTM)
06/09/2019 11h55

Uma sessão especial realizada na manhã da quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Ananindeua, debateu as obras de requalificação da BR-316, iniciadas em janeiro deste ano pelo Governo do Pará. O engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) – órgão estadual responsável pela execução da obra, apresentou o projeto e esclareceu algumas dúvidas de vereadores e representantes da sociedade civil.

Sessão na Câmara ajudou vereadores e membros da sociedade civil a entender melhor às obras de requalificação da BR-316A pauta da sessão, que durou cerca de cinco horas,  especificou no andamento, intervenções, impactos e benefícios que a obra gera para a população da Região Metropolitana de Belém, principalmente aos moradores de Ananindeua, já que 75% dos trabalhos ocorrem dentro do município vizinho a capital. O evento foi presidido pelo vereador Ruy Begot, presidente da Casa, mas foi proposto pelo vereador Ronaldo Seffer. Além de outros vereadores, também participaram representantes comunitários, ambulantes, cooperativas de transporte alternativo, entre outros.

Eduardo Ribeiro, titular do NGTM, iniciou a apresentação explicando o histórico de origem do projeto que faz parte do Projeto Ação Metrópole, implantado nos anos 2000, onde no último dia 4, completou 7 anos do contrato assinado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para a execução da obra que visa oferecer um trânsito mais rápido, confortável e seguro a todos que transitam pela via e, sobretudo, motivar a utilização do transporte coletivo. 

Ribeiro destaca que dezembro de 2020 é o prazo final para a conclusão da obra. “É um grande desafio executar uma obra dessa magnitude diante de todas as interferências que temos em uma rodovia federal que possui grande fluxo. A BR é uma rodovia urbana que passará a ser uma avenida metropolitana. Será uma profunda mudança que trará grandes benefícios, mas também transtornos inevitáveis durante esse processo. Por isso, pedimos desculpas e a compreensão de todos, pois ninguém faz uma obra em uma rodovia utilizada por cerca de 60 mil veículos por dia e mais de 500 mil pessoas que precisam dela diariamente, sem transtornos. Estamos adotando inúmeras medidas para reduzir ao máximo os impactos”, detalha.

Obras da nova BR-316O projeto - Ao longo dos primeiros 10.8km da rodovia serão implantadas calçadas arborizadas e ciclovias em ambos os sentidos, 13 passarelas com acessibilidade, 13 conjuntos de estações de passageiros para os ônibus do BRT Metropolitano, dois terminais de integração (em Ananindeua e Marituba), quatro túneis (dois em cada terminal) de acesso dos ônibus do BRT para os terminais, o Centro de Controle Operacional que fará a operacionalização dos sistemas de BRT municipal e metropolitano - futuramente integrados -, além das novas pistas em ambos os sentidos e faixa exclusiva no canteiro central. A drenagem será refeita e a BR ganhará nova urbanização.

O vereador Ruy Begot agradeceu a presença dos representantes do NGTM para esclarecer as dúvidas pertinentes da população. “Me sinto contemplado com o que foi apresentado porque muitas das nossas preocupações foram trazidas em pauta. O debate foi rico e abrangeu tantas questões relevantes”, comentou.