Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUXÍLIO

Ceamazon elabora projetos elétricos residenciais para famílias com baixa renda

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
11/09/2019 11h40

Famílias das classes D e E (com renda de até R$ 1.800) e que planejam construir ou reformar a casa própria podem acionar o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), para a elaboração gratuita do projeto de instalação elétrica. 

O serviço é ofertado por técnicos e discentes do Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas, um dos cinco da Universidade Federal do Pará (UFPA) que integram o Ceamazon, residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Os interessados podem fazer o agendamento por e-mail (lieceamazon@gmail.com) ou pelos telefones (91) 98087-7935 / (91) 98292-7215.

A elaboração de um projeto de instalação elétrica é importante porque garante mais segurança à habitação, evitando problemas decorrentes de instalações mal executadas, como curtos circuitos, choques, mau contato ou danos a eletrodomésticos, auxiliando ainda na redução do consumo de energia domiciliar.

A ação do laboratório é parte de um projeto de extensão, que tem o objetivo de articular as práticas de ensino e o conhecimento científico produzido na universidade com o atendimento direto de necessidades sociais.

“É também uma forma de oferecer aos discentes bolsistas e voluntários a oportunidade de desenvolver atividades voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, por meio de práticas de extensão”, afirma a pesquisadora Carminda Carvalho, que coordena o laboratório.

O Ceamazon resulta de um convênio assinado entre a UFPA e as Centrais Elétricas do Brasil (Eletrobras), por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em 2006.

Regras – O projeto de extensão para elaboração de projetos elétricos atende a residências de até 100m², mono ou bifásicas, que estejam em reforma ou em construção. É destinado a públicos com renda de até R$ 1.800, que não tenham condições financeiras de contratar esse tipo de serviço. A partir do agendamento prévio, técnicos e discentes do laboratório realizam uma visita na residência, para verificar se ela se enquadra nos parâmetros pré-estabelecidos.

Após a visita, a equipe elabora uma planta baixa e o projeto elétrico adequado a todos os parâmetros de segurança necessários. A execução fica sob a responsabilidade de um profissional contratado pelo proprietário do imóvel.

Além da assessoria para a elaboração dos projetos elétricos residenciais, o Laboratório de Instalações Elétricas da UFPA oferece palestras sobre eletricidade e eficiência energética para diferentes públicos, incluindo escolas de ensino médio/e ou profissionalizantes, que procuram uma melhor preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).

Serviço:
Elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais, orientações relacionadas ao uso correto de energia elétrica e palestras para alunos de ensino médio/e ou profissionalizante. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados pelo email lieceamazon@gmail.com ou nos telefones (91) 98087-7935 ou (91) 98292-7215.