Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA AGROPECUÁRIA

Espaço Modelo Rural da Emater é destaque em Castanhal

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
11/09/2019 13h42

Pelo 14° ano consecutivo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participa da Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), no espaço Modelo Rural. Este ano a Feira completa 51 anos.

O espaço funciona como uma vitrine da produção agrícola da região, com destaque para as atividades desenvolvidas pela Emater em Castanhal e nos 18 municípios de atendidos pelo escritório regional.  A presidência, diretoria e demais coordenadores visitaram o espaço na noite da terça-feira (10).

Cerca de 30 técnicos da Emater apresentam, em um espaço de dois hectares, culturas como hortaliças, avicultura, artesanato, apicultura, entre outros. De acordo com a presidente da Emater, Cleide Amorim, o espaço é também uma oportunidade para mostrar como se deve tratar o meio ambiente.

“É importante ressaltar esse comprometimento de plantar, produzir e com responsabilidade ambiental”. E reforça que o Modelo Rural possibilita também o intercâmbio de conhecimentos. “Exemplo disso são as palestras, que são ministradas com a proposta de capacitar os funcionários para suas atividades do dia a dia”, disse Amorim.

Este ano, o modelo rural conta com os seguintes espaços: pavilhão do agricultor, espaço cultural, culinária do campo, casa da farinha e piscicultura. O Modelo conta também com área para ensino e troca de conhecimentos, inclusive com espaço lúdico para crianças.

Antônio Carlos, supervisor regional da Emater em Castanhal, explica que o Modelo aumentou o número de estandes. “Este ano são 70 estandes de exposição, que vão garantir que mais pessoas sejam atendidas pelos serviços da Emater. É uma oportunidade para que agricultores da região, técnicos e visitantes conheçam o que a Emater faz e em prol da agricultura”, comentou.

A expectativa dos organizadores é que 20 mil pessoas passem pelo local. A Expofac funciona das 8h às 22h.

Premiação – Na noite da terça-feira (10) a Emater recebeu do Sindicato Rural de Castanhal um prêmio de reconhecimento dos serviços prestados para assistência técnica e extensão rural no Estado. A presidente da Emater recebeu o prêmio ao lado dos diretores técnico e administrativo; Rosival Possidônio e Cláudio Pereira. Na oportunidade, o extensionista rural da Emater de Inhangapi, Júlio Albuquerque, recebeu prêmio de técnico agrícola do ano. A premiação Melhores do Agronegócio é realizado anualmente pelo Sindicato Rural de Castanhal, durante a Expofac.