Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMINÁRIO

Programação aborda técnicas de salvamento em tentativas de suicídio

Por Igor Luz (CBM)
14/09/2019 11h14

Além dos bombeiros militares, participaram integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Hospital de Clínicas e estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (13), o 1° Seminário Paraense de Salvamento em Tentativas de Suicídio. O evento ocorreu no auditório do Comando G geral do CBMPA, na avenida Júlio César.

A programação iniciou às 9h, com a palestra “Desafios da atuação em situação de emergência: Cuidados na prevenção e promoção da saúde mental de Bombeiros Militares”. Realizada pela major e psicóloga da corporação, Daniele Moreira Gomes, a palestra teve como objetivo a compreensão das vivências dos bombeiros durante o socorro de emergências.

A 2ª fase da programação se estabeleceu na palestra com foco no Tentante (pessoa que sofre com problemas físico e mental), com o tema “Sofrimento mental e prevenção aos suicídios: vulnerabilidades, implicações e desafios”, realizada pelo major e psicólogo do CBMPA, Mário Brito.

Por fim, a última palestra foi com foco no Procedimento Operacional: “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios”, realizada pelo major Cezar Alberto, especialista em salvamento Terrestre. “A palestra foi enriquecedora e esclareceu muita coisa a respeito da depressão e tentativa de suicídio”, disse Armando Brasil Teixeira, promotor de Justiça Militar.

Participaram do evento militares que montam serviço como: Superior de Dia, Coordenador de Operações, Oficial Tático, Comandante de Socorro e Chefe de Guarnições das Unidades que possuem viaturas de salvamento em Belém, Ananindeua e Marituba.

As Forças Armadas estiveram presentes, bem como integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Hospital de Clínicas e estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Estudante de psicologia da UFPA, Poliana afirmou que a palestra é muito importante para os alunos que participaram, visto que estes irão fazer uma pesquisa junto aos Bombeiros sobre a saúde mental dos militares, questão mencionada na palestra da major Daniele.

A avaliação é compartilhada por Renata, colega de curso de Poliana. “É muito importante esse treinamento que o CBMPA possui, além da abordagem humanizada.. Os Bombeiros se mostraram muito conscientes nos casos de suicídio e estão bastante dispostos a trabalhar no psicológico dos militares, voltando isso para as ocorrências” disse.