Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA LIMPEZA

TerPaz reforça educação ambiental para estudantes no Icuí-Guajará

Por Ronan Frias (DETRAN)
18/09/2019 19h15

Educação ambiental e desenvolvimento sustentável foram os principais assuntos abordados pelas equipes do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) nesta quarta-feira (18), na Escola Estadual Celina Del Tetto, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Foi um dia para descobrir vocações e talentos, principalmente para a preservação do meio ambiente.

Segundo a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que acompanhou de perto as ações, "as vocações ambientais dos jovens que nós encontramos aqui devem ser estimuladas. Nós temos tantas áreas no bairro do Icuí. No Estado temos o Bosque (Bosque Rodrigues Alves), Áreas de Proteção Ambiental, o próprio Parque Estadual do Utinga. A educação é o caminho para preservar e todos evoluirmos", ressaltou.

A primeira dama, Daniela Barbalho, acompanhou de perto as açõesNa escola, equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do TerPaz, orientaram os estudantes do ensino fundamental em uma palestra sobre a história de vida de Sebastião Carlos dos Santos, conhecido por "Tião", que atuou como coletor de lixo. Hoje, a coleta contínua, mas além do material reciclado, ele ajuda no trabalho de conscientização sobre a defesa do meio ambiente.

"Eu acho que o TerPaz traz oportunidade para onde não se tinha. Projetos como esse devem ser valorizados e estimulados, porque nós temos aqui pessoas jovens com potencial, e que vão ser formadoras de opinião", afirmou Tião.

Sebastião Carlos dos Santos, o ″Tião″, levou sua experiência para o diálogo com os estudantesAprendizado - Para os jovens que participaram do evento, a experiência vivida no Icuí-Guajará será levada a vários pontos do bairro e para suas famílias. Os estudantes acreditam que "nas mãos de quem tem vontade, o lixo pode virar arte", graças ao aprendizado que tiveram no TerPaz.

A troca de conhecimentos entre a comunidade e a equipe técnica foi um dos pontos que contribuíram para a avaliação positiva das ações desenvolvidas na escola estadual. "Os ensinamentos compartilhados entre todos ajudaram a criar não apenas uma consciência sustentável, mas também uma possibilidade de renda para as famílias, com respeito à natureza", explicou Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.

Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas, ressaltou a oportunidade de geração de rendaAs ações ambientais do TerPaz nesta semana são alusivas à Semana Mundial da Limpeza. A programação continua até sábado (21). Nesta quinta-feira, palestras sobre o tema devem ocorrer no bairro da Cabanagem e no Campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua. Na sexta-feira (20), os parceiros da iniciativa serão voluntários em uma ação de limpeza na Ilha do Combu. No sábado haverá uma caminhada no Parque Estadual do Utinga, a partir das 8 h, para marcar o Dia Mundial da Limpeza.

A programação tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Unama, Limpa Brasil, Empresa Planta, Instituto Nhandeara e Sebrae Pará.