Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVA PERSPECTIVA

Sejudh lança projeto de cidadania para mulheres da ilha do Marajó

Por Claudiane Santiago (SEJU)
20/09/2019 11h52

O projeto “Rede Cidadania – Com elas e por elas, Mulheres Marajoaras” foi apresentado aos coordenadores e gerentes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na quinta-feira (19), como ponta pé inicial da programação que vai percorrer 16 municípios do arquipélago do Marajó, a partir do mês de outubro.

Com foco nas mulheres marajoaras, o projeto busca sensibilizar a população feminina para o autoconhecimento e autoestima, e promover qualificação profissional para construir uma nova perspectiva e condição de vida. A ideia é possibilitar, ainda, um perfil empreendedor, gerar mobilização social para que a mulher se torne mais participativa, além de favorecer a inclusão nas políticas públicas.

“É muito importante contribuir com a integração da rede de enfrentamento da situação dessas mulheres, com ações educativas no combate à violação dos direitos humanos vivenciadas por elas”, declarou a coordenadora de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM), da Sejudh, Márcia Jorge, responsável pelo projeto.

O início das atividades está previsto para outubro e contará com a integração de todas as gerências e coordenadorias da Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos (DCDH), da Sejudh. As ações envolvem oficinas e palestras voltadas à realidade das meninas e mulheres da região marajoara, com o intuito de combater as violências sofridas pela população feminina.

O diretor da Sejudh, Mayky Franco, afirma que a apresentação foi um ponta pé inicial de uma ação inédita voltada para o público feminino do Marajó. “Todas as gerências e coordenadorias estão integradas para um trabalho social voltado, inicialmente, à mulher marajoara. O objetivo é proporcionar uma mudança de vida e diminuir os indicadores de alta vulnerabilidade social na região”.