Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN

Semana Nacional de Trânsito discute segurança de ciclistas e motociclistas

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
20/09/2019 15h46

A Semana Nacional de Trânsito 2019 prossegue neste sábado com uma manhã lúdica na sede do Detran, onde haverá exposição da Evolução dos Automotores.Em continuidade à Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2019, foi realizada, nesta sexta-feira (20), a mesa de debates “A segurança do ciclista e do motociclista no trânsito”. Por meio de vídeos, a presidente da Comissão de Trânsito da OAB/PA, Ana Cristina Louchard, mostrou acidentes e os perigos que ciclistas e motociclistas enfrentam todos os dias nas grandes cidades. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Trânsito do Pará (Detran).

Na ocasião, Ana Cristina disse que, embora exista uma legislação vigente, sem uma mudança de comportamento, a lei se torna ineficaz e que somente com a educação é possível haver mudanças. “Sem ela (educação) não temos como atingir um nível de segurança onde possamos reduzir os índices atuais”, apontou.

Já Arnaldo Villar, coordenador do Tuna Bike, grupo de ciclistas vinculado ao Departamento de Esportes da Tuna Luso Brasileira, lembrou que Belém possui um sistema incipiente de ciclovias e que, na maioria das vezes, o ciclista está exposto a um trânsito caótico e desordenado, lamentando que seu grupo seja o único em Belém organizado e legalizado.

Arnaldo relatou ainda que já há esforços para que sejam feitos cursos de trânsito para ciclistas e chamou atenção para o próximo dia 22 de setembro, o “Dia Mundial Sem Carro”, informando que já existe um projeto de lei na Assembleia Legislativa para transformar esse mesmo dia no “Dia do Ciclista”.

Também compuseram a mesa de debates o presidente da Federação Estadual de Motoboys e Mototoxistas (Fenamoto), Alessandro Felix, e o presidente da Associação Vida-Pará, Nazareno Lobato, que reúne familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Eles demonstraram ceticismo com as leis de trânsito, que, a seu ver, não punem os transgressores.

Na última intervenção, o coordenador de Planejamento do Detran, Valter Aragão, apresentou os números de acidentes envolvendo motos e bicicletas e concordou com a necessidade, expressada por outros debatedores, de que a educação no trânsito precisa estar nas escolas desde as séries iniciais. Valter destacou também que “toda a preparação do condutor é voltada para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, se isso acontecesse ao longo dos primeiros anos, com certeza o cumprimento das regras seria mais eficaz”.

A Semana Nacional de Trânsito 2019 prossegue neste sábado com uma manhã lúdica na sede do Detran, onde haverá exposição da Evolução dos Automotores. Será exposto também um memorial de trânsito e as crianças poderão participar da “Contação de Histórias”, com a professora Maria Auxiliadora Rosa.