Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Manhã lúdica marca o sábado da Semana Nacional de Trânsito

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
21/09/2019 19h21

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) abriu as portas ao público na manhã deste sábado (21) — algo inédito para o órgão —, e ofereceu exposições que mostraram a evolução dos automotores e a história do Detran. Além disso, também foram realizadas atividades destinadas ao público infantil, como circuitos e contação de histórias que tratavam da importância da segurança e da educação no trânsito. A programação, que teve início às 9h e se estendeu até o fim da manhã, ocorreu no edifício sede e proporcionou uma manhã lúdica para servidores e visitantes.

Crianças participaram de diversas atividades lúdicas

Segundo o diretor geral do Detran, Marcelo Lima Guedes, foi de extrema importância a inovação de receber a população em um dia que o órgão não está habituado a funcionar. “Quanto maior a integração entre o Detran e a sociedade, melhor”, disse.

EXPOSIÇÕES

No pátio e estacionamento do Detran foram posicionados carros e motocicletas que mostravam a evolução de veículos do começo do século até os mais recentes e modernizados. A diversidade de modelos antigos e clássicos chamou a atenção, principalmente, das crianças e jovens que estavam presentes, mas também trouxe aos adultos a sensação de nostalgia.

Carros antigos chamaram atenção do público

Para Vinicius Tobias, presidente da Associação de Automóveis Antigos do Pará (ASAP) e parceiro do Detran no evento, “a intenção da exposição era mostrar para a população um pouco da história do automobilismo e como a preservação dos carros se deve, muitas vezes, pela memória afetiva ligadas a eles”, comenta.

Marcos Miranda, um dos proprietários dos veículos expostos — a réplica de um Buick 1904, construída por ele mesmo — explica que, em seu caso, construiu o automóvel na busca de resgatar a memória dos tempos mais antigos, mesmo não os tendo vivido, e durante a construção, agregar objetos de valor sentimental a ele. “Um convite para expor eles em um órgão educador e legislador é muito legal. Me sinto honrado”, finaliza.

O grupo “Só as Antigas”, coordenado por Márcio Valle, foi responsável por trazer motocicletas das décadas de 1980 e 1990 para o evento. Para ele, expor as motocicletas é reforçar a importância da preservação da memória histórica de modelos não mais fabricados, que é o principal objetivo do grupo. “Pilotar essas motos antigas, e que fizeram parte da nossa infância, é indescritível. Por isso nosso maior objetivo é continuar a preservação dessas máquinas”, afirma o coordenador.

Já na parte interior do prédio da sede, ocorria a exposição do Memorial do Trânsito, que contava a história, legado e curiosidades à respeito das mais de quatro décadas de Departamento de Trânsito — como, por exemplo, ter sido o órgão que expediu a primeira CNH do cantor Roberto Carlos. A exposição ficará no hall de entrada até o fim da Semana Nacional de Trânsito e, após esse período, estará na biblioteca do órgão.

Para a bibliotecária do Detran, Maria Auxiliadora Rosa, é importante que a população saiba sobre a história do órgão: “Na maioria das vezes, as pessoas pensam que o Detran é só multa, penalidade. Não é assim. Existe toda uma história a ser lida e compreendida. Aqui ocorreram muitos fatos que colaboraram e ainda colaboram para a sociedade de uma maneira geral”.

EDUCAÇÃO

As ações educativas que ocorreram foram destinadas para o público infantil, com a finalidade de fazer as crianças absorverem o que foi ensinado e começarem a ser pessoas conscientes em relação ao trânsito. Além de filhos de servidores, também estavam presentes alunos da escola Nestor Nonato Lima, integrantes do Grupo Escoteiro do Mar Nossa Senhora de Nazaré 6° PA, e crianças em situação de vulnerabilidade social. Victor Oliveira, coordenador de Educação de Trânsito do Detran, diz que o objetivo das atividades era proporcionar uma manhã lúdica aos presentes. “O intuito de hoje é proporcionar uma manhã alegre, em que eles possam voltar para casa cheios de ideias, que eles possam levar aos pais, primos, tios e outros familiares os valores corretos do trânsito”, conclui.

As atividades promovidas na área externa foram jogos e circuitos, acompanhados por monitores, que ensinavam regras sobre o trânsito e a necessidade da educação nele. Ritacassia Queiroz, tia de Davi William, elogia a forma didática que a programação foi mostrada ao seu sobrinho: “Aqui ele está se divertindo, mas também aprendendo”.

Outra parte do evento, no auditório, foi a contação de história, que abordava a necessidade da segurança para o ciclista pelo uso de equipamentos e respeito nas vias. A narrativa foi desenvolvida em parceria entre a área de pedagogia do Detran e a Universidade Estadual do Pará (Uepa), com ajuda da Biblioteca Irmãos Guimarães. A necessidade de abordar a temática dos ciclistas, segundo a pedagoga Elizabeth Oliveira, veio dos altos índices de acidentes envolvendo ciclistas, sejam adultos ou crianças. “As crianças compreenderam a importância de usar os equipamentos de segurança. Ao final, quando fizemos perguntas sobre a encenação, souberam responder com clareza”, afirma a pedagoga do Detran.

A professora de pedagogia da Uepa, Diana Lemes, também fala sobre a recepção e importância do assunto ser discutido entre o público infantil: “Quando elas começam a aprender isso desde pequenas, repassam essas informações aos pais, vizinhos, amigos... Trabalhamos com crianças porque nessa idade, elas adoram dizer o que aprenderam e, assim, também espalham conscientização”.

Layla Souza, escoteira de 8 anos que participou de todas as atividades feitas ao longo do dia, garante que a manhã foi proveitosa. Para ela, além de criativo, “me fez aprender bastante sobre o trânsito e as regras dele. Gostei muito”.

Colaboração: Esther Pinheiro