Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL SEM CARRO

Detran realiza seu primeiro passeio ciclístico pelas ruas da capital

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
22/09/2019 12h35

Uma manhã cheia de saúde, segurança e alegria, foi assim o primeiro passeio ciclístico realizado pelo Detran do Pará como parte integrante da Semana Nacional de Trânsito (SNT) e em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo (22). O passeio percorreu diversas avenidas da capital paraense.

O percurso iniciou em frente à Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na Av. Generalíssimo Deodoro, e percorreu as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, finalizando o trajeto na sede do órgão, ao lado do Mangueirão.

O passeio contou com cerca de 300 pessoas e reuniu diversas equipes de bike da cidade, com destaque para a Tuna Bike, parceira na organização do evento. Equipes de fiscalização do órgão garantiram a segurança dos ciclistas durante todo o trajeto, que foi percorrido sem problemas. Pessoas de todas as idades, entre crianças, adultos e idosos participaram do passeio. “O Detran garante com este passeio o seu compromisso com todos os atores que compõem o trânsito, contemplando o seu objetivo maior, que é garantir a segurança viária de todos”, pontua o diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia.

A cake designer Nazira Raiol chegou cedo na concentração, que iniciou às 7h, e largou na frente. Para ela, o evento é importante porque chama atenção dos motoristas para o respeito com a categoria. “É importante uma ação dessas partindo do Detran porque garante visibilidade a nós ciclistas, que praticamos essa atividade que faz muito bem à saúde e à sustentabilidade”.

Algumas bicicletas se destacaram entre os presentes. O mecânico Benedito Diniz montou a sua seguindo um modelo retrô holandês, incluindo peças vindas daquele país, e pedalou orgulhoso durante o trajeto. Já a vendedora Idalina Bezerra inovou pela sustentabilidade, já que o aro da sua bicicleta era todo feito de bambu, material muito versátil encontrado com fartura na região. Ela, que é de Pau D’Arco, localidade do município de Santa Bárbara, conta que o filho vem desenvolvendo um projeto de um modelo todo feito com bambu. “É um trabalho manual que vem sendo desenvolvido com um esforço grande e daqui a pouco espero estar nas ruas de Belém com um modelo todo feito desse material”.

Após cerca de uma hora de percurso, os ciclistas chegaram à sede do Detran animados e foram recebidos pelo Grupo Parafolclórico de Cultura e Dança Tucuridança, da comunidade Fé em Deus, localizada próximo ao órgão. A inscrição para a corrida foi um quilo de alimento, que será doado à Casa de Plácido, entidade que atende romeiros que chegam de todos os cantos do Estado no período do Círio. Solange Fernandes, da pastoral que acolhe os romeiros, esteve pessoalmente no evento agradecendo todas as doações.

Ao final, foram sorteadas quatro bicicletas aos inscritos e, na oportunidade, o diretor-geral do Detran, Marcelo Lima Guedes, que pedalou todo o trajeto junto aos demais participantes, agradeceu a presença e ressaltou a importância de eventos como este no calendário do órgão. “Surge a responsabilidade de fazermos os próximos passeios nos demais anos. Eu que sempre pedalei, agora na função que ocupo, considero fundamental esta preocupação e capacitação voltada aos ciclistas”, afirma.