Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Alter do Chão recebe ação de educação ambiental lúdica

Por Ronan Frias (DETRAN)
22/09/2019 17h07

A pequena Raquel Pedroso brincou e aprendeu no tabuleiro. Bastava jogar o dado e receber a lição ambientalEducação ambiental a moradores e visitantes da vila balneária de Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Estado, é o objetivo principal da ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município. A intenção é aproveitar o período em que o fluxo de pessoas aumenta na localidade para levar informação sobre como ser sustentável ao máximo possível de pessoas.

A programação, iniciada na quinta-feira (19), vai até a próxima segunda-feira (23) e, nesse período, quem passar pela praça principal da vila, vai encontrar um enorme tabuleiro, onde as peças usadas para se movimentar são os próprios participantes. Para seguir, basta jogar o dado e acompanhar o resultado das casas. Em cada parada uma lição ambiental.

Raquel Pedroso, de apenas 5 anos não cansou de jogar e aprender. "gostei da brincadeira", disse a menina. A mãe da criança acompanhou a participação da filha e aprovou a iniciativa. "Eu achei a ação muito importante porque ajuda as crianças a cuidarem do meio ambiente desde cedo. A Raquel entendeu que não pode jogar lixo na rua, que tem que cuidar dos animais e muito mais", festejou Luciene Pereira.

Secretaria de Meio Ambiente de Santarém foi parceira na açãoDurante a ação, as equipes também atravessaram de voadeira até o principal banco de areia que se forma em frente à vila, nessa época em que o nível da água do rio baixa. Esse foi o momento para a distribuição de sacolas ecológicas para utilização em carros e onde mais for necessário além de garrafas para se evitar o uso copos descartáveis e cartilhas educativas. "Brincando, a gente informa ao público sobre a necessidade de mudarmos a nossa relação com o meio ambiente sendo mais sustentáveis. E os jogos lúdicos são um caminho para esse aprendizado", avaliou Raphael Sereni, técnico de educação ambiental da Semas.

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém também aproveitou para reforçar as informações sobre a proibição das técnicas que utilizam o fogo para limpeza da vegetação do terreno. "Além das ações de educação ambiental, nós fizemos uma parceria com os outros órgãos ambientais para fiscalizar possíveis queimadas no balneário. É fundamental levar essa reflexão a população para garantir que novos focos não sejam estimulados", orientou, Vânia Portela, titular da Sema Municipal.