Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Oficinas de gastronomia capacitam comunidades atendidas pelo TerPaz

Por Laíse Coelho (SECOM)
22/09/2019 18h32

Dona Vânia Oliveira, moradora do bairro do Guamá, vende coxinhas na porta de sua casa. Seu sonho, atualmente, é ampliar o negócio e encontrou uma oportunidade de ter novas ideias para realizar o projeto no XXIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e do Festival Ilhas e Sabores de Belém, organizado pela ARBL e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

“Eu aprendi com os chefes a fazer sorvete, hambúrguer, receitas com camarão e isso vai me possibilitar oferecer uma variedade maior de alimentos aos meus clientes. Os cursos me abriram os olhos e criei coragem para investir no meu negócio” comemorou a pequena empreendedora.

Vânia Oliveira quer ampliar o negócio de venda de coxinhas

As oficinas ocorrem no teatro da Estação Gasômetro, em Belém. Moradores dos sete territórios do programa Territórios pela Paz participam das oficinas ministradas. Mais de mil pessoas se inscreveram para participar do festival que termina neste domingo (22). É uma média de 150 pessoas por oficina.

O José Lucas Souza vende sorvetes há um ano no bairro da Cabanagem. Ele aproveitou o evento para trocar experiências e pegar dicas para aprimorar as receitas. “A aula que falou sobre o sorvete trouxe técnicas novas, apresentou novos sabores. A chefe me ensinou a aprimorar o meu produto e também aprendi dicas de economia e gestão de negócios” contou.

Ao todo, 90 chefes participam do Festival. Eles mostram o passo a passo das receitas ao vivo. As oficinas foram montadas com a preocupação de escolher o cardápio de uma forma que os produtos fizessem parte da realidade da comunidade.

A coordenadora da rede local do Terpaz Cabanagem, Mariza Lima, avalia de uma forma muito positiva a participação da comunidade no Festival. “Experiências como essa agregam conhecimento e também enriquecem o trabalho que está sendo feito dentro dos territórios. A maioria dos participantes já trabalham com a venda de alimentos e essa oportunidade vai contribuir para o aumento da renda desses microempreendedores” comemorou. Um certificado será emitido aos participantes no final do evento.