Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRAGANÇA

Curso de música da Uepa encerra I Jornada de Saberes e Vivências

Por Governo do Pará (SECOM)
23/09/2019 10h25

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou entre os dias 18 e 20 de setembro, no campus XXI, em Bragança, a I Jornada de Saberes e Vivências Musicais. A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações culturais e de trabalhos. O objetivo do evento foi produzir ensino, pesquisa e extensão.

A agenda reuniu os cursos de música da Uepa desenvolvidos em Belém, Santarém, Vigia e Marabá, além dos cursos de extensão já ofertados no Campus XXI, para que se permita um espaço de conhecimento e compartilhamento. O evento também contou com a troca de diálogo entre saberes locais e acadêmicos.

O reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, estava presente na jornada e falou da importância da universidade na região. “O curso tem muitas ligações com as características locais, que é forte, ligada a música e a cultura de uma maneira geral, como as artes cênicas”, explicou o reitor.

“É uma oportunidade de trazer para Bragança conhecimento das atividades que são realizadas nos cursos de música desenvolvidos na universidade e, por ser um evento acadêmico, podemos conhecer pesquisas na área de educação musical”, disse o coordenador do campus XXI da Uepa, Cláudio Trindade.

O primeiro dia do evento contou com a palestra do professor e escritor João de Jesus Paes Loureiro sobre “A Relação Histórica da Música com a Poesia e com a Cultura Bragantina”. Para o escritor, o evento contribuiu com a formação dos artistas e para o magistério em Bragança. “Fortalece a importância da tradição musical já celebrada na região, permitindo o conhecimento e o reconhecimento de novos ou dos já consagrados artistas bragantinos”, complementou.

A professora da Universidade Estadual do Rio de Grande do Sul (Uergs), Cristina Rolim, ministrou a palestra “Projetos de Educação Musical e Leitura: parcerias entre a universidade e a educação básica envolvendo ensino, pesquisa e extensão”. “É uma forma de partilhar saberes e vivências musicais e culturais. Para nós da Universidade do Rio Grande do Sul, que participamos de uma ação da Uepa, é importante porque cada vez mais estreitamos as nossas relações”, acrescentou.

*Texto: Viviane Nogueira e Letícia Aleixo