Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APROVADO

Terminal de Santana do Tapará recebe outorga da Antaq para funcionar

Por Bruno Magno (SEOP)
23/09/2019 10h31

Terminal segue em obras no municípioO terminal hidroviário de Santana do Tapará, localizado na região do Baixo Amazonas, recebeu na última semana, outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar. O órgão federal é responsável por emitir o registro de instalação portuária, desde que os espaços estejam dentro dos padrões estabelecidos pela agência reguladora. Com 54% da obra concluída, o terminal deve ser entregue em fevereiro de 2020 pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

Distrito de Santarém, Santana  do Tapará é um importante local portuário da região. O terminal vai melhorar o acesso de passageiros da área, que é cortada pela PA-255. "A outorga indica que nosso trabalho está sendo reconhecido com excelência pela Antaq. Também demonstra a ótima relação que o Governo do Estado possui com o Governo Federal, já que são importantes documentos para avançarmos nestas obras", completa Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Dos seis terminais hidroviários que a CPH constrói no Baixo Amazonas, cinco já possuem outorgas da Antaq: Santarém, Curuá, Prainha, Faro e agora, Santana do Tapará. Desta maneira, somente o terminal de Almeirim aguarda a documentação do órgão federal.

O terminal hidroviário de Terra Santa, inaugurado em junho deste ano pelo Governo do Estado, também já possui registro de instalação portuária.