Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISA

Alunos de medicina da Uepa recebem prêmios em congresso

Por Ize Sena (UEPA)
23/09/2019 16h53

O aluno do 3º ano de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Deivid Ramos, o egresso da Uepa, André Valente, e o estagiário do primeiro ano do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE) da instituição, Daniel Nascimento, receberam prêmios pelas pesquisas realizadas por eles no XV Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Pará (SBOT-PA).

As pesquisas dos alunos foram premiadas três vezes. A linha de Microcirurgia do LCE foi coroada com prêmio Dr. Humberto Maradei, conquistando primeiro e segundo lugar entre as melhores apresentações de temas livres orais. Os trabalhos foram: "Estudo Comparativo da Reconstrução Neural Periférica com Neurotubo Biológico e Sintético" e "Análise Funcional Após Lesão dos Nervos Mediano e Ulnar: Um Estudo Experimental" de autoria e apresentados por André Valente e Deivid Ramos.

O trabalho do padrão de déficit funcional é um estudo piloto que busca o entendimento da contribuição neural dos nervos mediano e ulnar no membro anterior de ratos. "É uma grande honra representar a Universidade do Estado do Pará em um evento tão importante para a região Norte e trazer três prêmios para o LCE. Isso é fruto do empenho dos nossos orientadores Prof. Rui Barros, Prof Edson Yasojima, Prof. Marcus Vinícius, Prof. Charles Villacorta e ao Prof. Renan Kleber, que levam o LCE sempre à frente", diz Deivid.

Já a pesquisa do neurotubo consiste em criar "um molde" (tubo) feito por meio de polímeros de açaí para ajudar também no reparo neural. “Os dois trabalhos são fundamentais para o entendimento do processo de reparo de nervos periféricos”, explicou Deivid.

“Desde meu início no curso de graduação, entrei para o LCE e comecei a ter contato com a pesquisa científica e experimental. Isso me rendeu boas publicações e muitos prêmios”, relata André Valente.

Além disso, Daniel Nascimento recebeu o prêmio Júlio Nobre Cruz, correspondente ao melhor e-Pôster,com o trabalho: "Grooming Test: Avaliação do Padrão de Normalidade em Ratos". "Trazer uma premiação ainda durante a graduação é simplesmente recompensador e reitera que o LCE, um dos poucos laboratórios de cirurgia experimental do Norte, ainda tem peso não apenas nas publicações científicas, mas também em grandes eventos, como esse congresso do qual participamos", afirma Daniel.

Texto: Letícia Aleixo