Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Semas capacita técnicos da Defesa Civil para monitorar queimadas e enchentes

Por Ronan Frias (DETRAN)
23/09/2019 17h18

O workshop reuniu técnicos da Defesa Civil de vários municípios do ParáA capacitação de técnicos da Defesa Civil de vários municípios para utilização de ferramentas de monitoramento ambiental foi o principal ponto do "II Workshop de Monitoramento Hidrometeorológicos de Eventos Críticos de Focos de Queimadas do Estado do Pará", realizado nesta segunda-feira (23) no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual.

A coordenadora de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semas, Mônica Moreira, detalhou as ações desenvolvidas no evento. "Nós estamos estreitando a nossa relação com os coordenadores da Defesa Civil de cada município. Durante o Workshop, estamos mostrando os dados meteorológicos que os municípios podem ter acesso. Dessa forma, os gestores podem trabalhar as estratégias nas cidades deles", contou.Mônica Moreira, coordenadora de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semas, explicou as ações desenvolvidas

Panorama - Durante o treinamento, os técnicos de 13 municípios participantes puderam aprender a utilizar as ferramentas virtuais de acesso a dados disponibilizados por satélite, como o número de focos de queimadas no mapeamento do território paraense. "Nós apresentamos o panorama das queimadas no Estado e explicamos como usamos os dados para programarmos as nossas ações de fiscalização. O treinamento é focado para os municípios que já se anteciparam com a informação para realizar as ações", explicou o meteorologista Frank Baima.

Outro assunto dentro da programação do encontro foi o monitoramento do nível das águas dos rios para elaboração de alertas, e como a informação antecipada auxilia na elaboração das estratégias preventivas municipais. Agenildo Pereira da Silva, representante da Defesa Civil de Santa Maria das Barreiras, município do sul do Pará, participou do treinamento, agradeceu a iniciativa e contou aos outros municípios as ações desenvolvidasAgenildo Pereira da Silva, da Defesa Civil de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, mostra o certificado do treinamento

"Capacitamos a nossa equipe para que, dessa forma, pudéssemos atuar nas áreas de forma mais adequada. Também educamos a população do campo sobre os riscos das queimadas. Isso ajudou o município a combater o fogo. O treinamento de hoje também trouxe um conhecimento a mais sobre o monitoramento da cheia dos rios, um fato que ocorre na nossa região. Agora vamos agir de forma mais rápida", enfatizou Agenildo Pereira da Silva.

Os técnicos aprenderam a utilizar ferramentas de monitoramento ambiental