Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NÍVEL SUPERIOR

Programa Forma Pará é apresentado a servidores e professores da Uepa

Por Ize Sena (UEPA)
25/09/2019 12h55

O Programa Forma Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em convênio com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), foi apresentado aos servidores e professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na última segunda-feira (23).

O objetivo da reunião foi elucidar dúvidas das pessoas presentes. O reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, falou da importância do programa, que abre oportunidades de nível superior. “Abrir janelas de oportunidades para a população, porque é uma oferta imediata de mil vagas em municípios que as instituições de ensino, que estão participando do programa, não têm campus universitário. Então, isso é uma possibilidade do aluno fazer um curso superior no seu ambiente, perto da sua família”, disse o reitor.

O Forma Pará possui três eixos: disponibilidade da oferta estabelecida pelas universidades; demanda pelos cursos, olhando a vocação econômica daqueles municípios; e disponibilidade orçamentária da secretaria. “Esses três eixos é que definem a oferta, a localidade, o curso específico e o número de vagas que serão ofertadas no programa”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia da Sectet e presidente da Fapespa, Carlos Maneschy.

Para o titular da pasta, o Forma Pará se dispõe a ofertar cursos de ensino superior em municípios onde a oferta pública não é garantida, além disso, o intuito é oferecer 4 mil novas vagas para o ingresso de alunos no ensino superior.

“Nós vamos em municípios que não tem universidade pública ofertar cursos usando a rede de universidades públicas do Estado. Estamos contemplando mil novas vagas, ano que vem queremos repetir mais ou menos essa oferta e, sequencialmente, no terceiro ano e quarto ano, de modo que no fim de quatro anos, nós tenhamos ofertados 4 mil oportunidades de ensino superior no Estado todo”, garantiu Maneschy.

*Colaboração: Letícia Aleixo (estagiária)