Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN

Debate sobre educação encerra Semana Nacional de Trânsito em Marabá

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
25/09/2019 13h51

Marabá conseguiu, nos últimos anos, uma redução histórica nos índices de acidentalidade no trânsito, reduzindo-os de 87% para 17%.Marabá, no sudeste do Estado, sediou, na manhã desta quarta-feira (25), o encerramento da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2019. O evento foi realizado no "Cine Marrocos", na Velha Marabá. Na ocasião, o município anunciou que pode, já em 2020, incluir a educação para o trânsito no currículo das escolas da cidade.

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) foi representado pelo seu diretor técnico-operacional Bento Gouveia, que compôs a mesa junto com o secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) de Marabá, Emanuel de Souza; o vereador Nonato Dourado, da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Marabá; além de representantes do DNIT, Polícia Militar e Exército Brasileiro.

Falando em nome do município, Jair Guimarães lembrou que Marabá conseguiu, nos últimos anos, uma redução histórica nos índices de acidentalidade no trânsito, reduzindo-os de 87% para 17%. "Estamos mostrando, na prática, que a vida é mais importante que qualquer bem, por isso ela tem que ser o sentido no trânsito", disse, fazendo alusão ao tema da campanha nacional. O secretário agradeceu ao Detran e ao governo do Estado o apoio e o convite para participar da SNT.

O diretor do Detran, Bento Gouveia, elogiou a iniciativa da Câmara de Marabá, através de projeto do vereador Nonato Dourado, de instituir a disciplina "Educação no Trânsito" nas escolas municipais. Ele enfatizou que os jovens são os que mais morrem no trânsito e que as pequenas cidades já respondem por 50% desse número fatídico. Por isso, a importância dessa decisão.

Para Gouveia, somente com a massificação das ações será possível mudar esse quadro. O diretor informou que o Detran trabalha com a perspectiva de chegar a todos os municípios com sinalização de vias e, claro, a educação de trânsito. Na ocasião, foram apresentados também os novos uniformes dos agentes de fiscalização, lançados durante a SNT.

Educação para o Trânsito

O município de Marabá anunciou, durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que pode, já em 2020, incluir a educação para o trânsito no currículo das escolas municipais. O projeto de autoria do vereador Nonato Dourado foi aprovado em agosto do ano passado e prevê a inclusão da disciplina na grade curricular. Assim, as unidades serão obrigadas a oferecer noções de legislação, prevenção de acidentes, proteção ao meio ambiente e cidadania, dentro dos temas transversais propostos no Plano Nacional de Educação.

A efetivação da lei ainda depende de trâmites burocráticos, mas foi bastante saudada por todos. O coordenador de educação do DMTU de Marabá, Roberto Matias, disse que a lei, caso efetivada, ajudaria muito o trabalho realizado, cotidianamente, pelos agentes da cidade.

Municipalização

A programação de encerramento da SNT em Marabá contou também com a presença do secretário-executivo do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Erick Miranda, que falou sobre a municipalização de trânsito; e da assessora técnica do Detran, Edmée Araújo Alves, que discorreu sobre as regras para convênios que a prefeituras precisam conhecer, visando essa municipalização.

O Ministério Público de Marabá, através da procuradora Mayana Queiroz, coordenadora do Pólo Regional, comentou sobre a atuação do MP para que os gestores tomem a consciência de que é preciso municipalizar. Ela ressaltou, no entanto, que o papel do órgão não é só autuar, mas também prover garantia de direitos e ser sócio mediador. "Falta noção dos benefícios que um trânsito mais seguro pode trazer", frisou.

*Colaboração: Lacênio Barbosa