Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMA PENITENCIÁRIO

Sala de aula é inaugurada em presídio de Mocajuba

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/09/2019 14h49

Três turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) funcionam na unidade. Além disso, dois internos trabalham na empresa Proam Alimentos e Eventos, que por meio de um convênio, desenvolve o projeto "Esperançar".Um novo espaço foi inaugurado no Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), na última terça-feira (24). O local vai funcionar como sala de aula, além de sediar palestras, cursos e demais atividades voltadas para a ressocialização dos internos da unidade.

A coordenadora de Educação Prisional da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Patrícia Sales, afirma que esta é uma grande conquista para a educação. "Quando temos uma sala de aula estruturada todos ganham, inclusive a segurança, porque quando os internos estudam, o estresse no cárcere é amenizado", afirma, lembrando que a Susipe tem desenvolvido diversas ações para educação e trabalho dos internos do sistema, como os projetos Leitura que Liberta e Arca da Leitura.

O CRRMOC possui duas salas de aulas amplas. Três turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) funcionam na unidade. Além disso, dois internos trabalham na empresa Proam Alimentos e Eventos, que por meio de um convênio, desenvolve o projeto "Esperançar".

A Prefeitura Municipal de Mocajuba também assumiu o compromisso de gerar mais cinco vagas para que os reeducandos possam trabalhar externamente. A direção da unidade penal vai oferecer mais 18 vagas de trabalho dentro do CRRMOC.

Segundo o diretor da unidade, José Hilton Junior, há grande expectativa de expansão do trabalho de ressocialização e reeducação, por meio do estudo e do trabalho. "Entre os próximos projetos está a formação de uma nova turma de remição de pena pela leitura e a montagem de um laboratório de informática”, concluiu.

Estiveram presentes na inauguração do novo espaço do Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC) o juiz Daniel Girão; o promotor Thiago Takada; a prefeita do município; e os secretários de saúde e de educação da cidade.

*Texto: Fernanda Cavalcante.