Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Modernização do Judiciário motiva cooperação técnica com o Executivo

Por Carol Menezes (SECOM)
25/09/2019 16h53

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) firmaram acordo de cooperação técnica para viabilizar a obtenção de recursos voltados a importantes investimentos no Estado. A parceria foi oficializada pelo governador Helder Barbalho na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio dos Despachos, em Belém.

O governador Helder Barbalho no momento da assinatura do acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça"A medida permite que busquemos recursos para o fortalecimento de ações tanto do Poder Executivo quanto do Judiciário. Particularmente no segundo, no sentido de reforçar o investimento em tecnologia e inteligência para otimizar a presença do Tribunal de Justiça, de forma mais eficaz e eficiente, em todas as regiões do Estado", frisou o governador.

O termo prevê a conjugação de esforços entre a Seplan e o TJ-PA para obtenção de recursos em instituições públicas ou privadas, a fim de que sejam aplicados na melhoria da infraestrutura da gestão pública. De acordo com a titular da Secretaria, Hana Ghassan, já há quatro projetos com recursos captados via Ministério da Justiça com essa finalidade.

Energia limpa - Dentre as medidas que poderão ser viabilizadas a partir dessa cooperação está o projeto que prevê a captação de recursos, possivelmente no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para implantação de uma usina fotovoltaica na sede do TJ. A iniciativa possibilitaria não apenas a adoção de uma forma de geração de energia limpa, como a realocação de parte dos recursos destinados, hoje, aos custos com energia elétrica para investimentos em outras áreas no Tribunal.A parceria foi oficializada em reunião no Palácio dos Despachos

"Eu agradeço pela parceria. Acredito que sem união entre os três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo - não é possível sucesso em nenhuma empreitada", ressaltou o presidente do TJ-PA, desembargador Leonardo Tavares, que também assinou o acordo. "Ganha o Estado e ganha o Tribunal, porque teremos um reforço no desenvolvimento dos trabalhos tanto de informática quanto administrativos", acrescentou.

"Essa cooperação é muito importante para a troca de experiências entre os poderes, e na prática nós vamos ajudar o Judiciário na captação de recursos para investimentos destinados a modernizar o sistema. Na prática, é o governo ajudando a Justiça a alcançar suas metas de forma mais rápida", reiterou a secretária Hana Ghassan.