Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Ação de cidadania oferece mais de mil serviços à população de Serra Pelada

Por Walrimar Santos (PC)
25/09/2019 22h38

A emissão de documentos é um dos principais serviços oferecidos à populaçãoA Polícia Civil, em parceria com o Instituto Miguel Chamon, iniciou nesta quarta-feira (25) uma ação de cidadania para atender a comunidade do distrito de Serra Pelada, no município de Curionópolis, no sudeste do Pará. No primeiro dia, 1.121 atendimentos foram prestados aos moradores da região, entre emissões de documentos de identidade e segunda via de certidões de nascimento e casamento, CPFs, carteiras de trabalho, exames médicos, atendimentos de saúde, serviços de estética e orientações jurídicas. Conhecido nacionalmente nos anos 1980 como o maior garimpo a céu aberto do mundo, o distrito de Serra Pelada receberá os serviços até o próximo sábado (28).

A meta é emitir mil carteiras de identidade nos quatro dias da programação. A abertura do evento contou com a participação das equipes da Polícia Civil, formada por servidores da Diretoria de Informática (Dime), Diretoria de Identificação Enéas Martins (Didem) e Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), com apoio da equipe da Polícia Civil do município e do superintendente regional do Sudeste do Pará, delegado Thiago Carneiro. As ações de polícia de aproximação foram coordenadas pela delegada Claudilene Maia.

Aproximação - O Instituto Miguel Chamon foi representado por Mariana Chamon, e contou com a participação do deputado estadual Wenderson Azevedo Chamon (Chamonzinho). "As ações no interior do Estado visam aproximar as forças de Segurança Pública da comunidade, e contaram com as ações de emissão de documentos oficiais, inclusive serviços fotográficos gratuitos", informou a delegada Claudilene Maia.A ação de cidadania continua até sábado, beneficiando milhares de moradores de Serra Pelada

A Defensoria Pública, em parceria com a Polícia Civil, ajudou na emissão de documentos com o objetivo de garantir a efetividade dos direitos à cidadania. "Houve ainda a prestação de serviços de saúde, com atendimento médico, doação de óculos e exames especializados de ultrassom" , acrescentou a delegada.

A programação incluiu ainda serviços de estética e espaço de lazer para crianças. Segundo o delegado Thiago Carneiro, Serra Pelada é uma região com muitas demandas, por isso as ações de cidadania são bem recebidas pela população. Os atendimentos serão realizados até sábado, das 8 às 18 h.