Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Aulão marca encerramento da 1ª turma do Forpem

Por Isabela Quirino (EGPA)
26/09/2019 18h32

Após dois sábados de capacitação durante este mês de setembro, chegou a hora de finalizar a primeira turma do Forpem, a Formação de Professores do Ensino Médio, promovida pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O último dia de formação será realizado neste domingo (29) e possui um diferencial: serão quatro horas de aula prática, com um aulão ministrado pelos professores participantes do curso e promovido para os alunos de suas escolas de origem.

“Esse momento do aulão foi pensado com o objetivo de dar a oportunidade para o professor colocar em prática os conhecimentos que ele adquiriu durante o curso, falando para um público que já é do seu dia-a-dia, das escolas em que ele atua”, explicou a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho.

Tendo como objetivo principal a capacitação dos professores, o projeto focou a qualificação na perspectiva das áreas de conhecimento aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São esperados mais de 500 alunos neste domingo para participarem deste momento de preparação para o Enem, além dos mais de 70 professores que participaram da capacitação e os professores formadores.

Professor da escola Cidade do Emaús, no bairro do Benguí, Paulo Paiva elogiou a metodologia do curso. “É muito chato quando estudamos um assunto e não vemos a aplicabilidade disso. Durante o período de cursos, pudemos ver a contextualização do assunto que aprendemos”, disse.

Para Paulo, este conceito se estende também aos alunos, e está ligado à importância do “aulão”, como uma parte prática do curso. “Precisamos desenvolver a motivação no aluno, o interesse, e essa aplicabilidade que aprendemos está diretamente relacionada com isso”, finalizou.

Tanto a edição de setembro, que está sendo finalizada este final de semana, quanto a de outubro, que iniciará dia 5, receberam inscrições exclusivamente dos professores atuantes no último ano do ensino médio das escolas estaduais de Ensino Médio dos bairros Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, integrantes do Programa TerPaz.

Projeto - O Forpem, Formação de Professores do Ensino Médio, é um projeto da EGPA realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escolas (USEs).

Serviço - O aulão do Forpem, Formação de Professores do Ensino Médio, será realizado no dia 29 de setembro, na universidade Estácio (Av. Gov. José Malcher, nº 1148), a partir das 8h. A próxima turma já está matriculada e será realizada nos dias 5, 19 e 26 de outubro, na sede da EGPA (Av. Gov. José Malcher, nº 900).