Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Militares da Comara reforçam estoque do Hemopa

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
27/09/2019 14h46

A ação faz parte da mobilização do Hemopa no período que antecede a festividade do Círio de Nazaré.Nesta sexta-feira (27) o Hemopa começou a manhã com um reforço de doações para seu banco de sangue. Mais de 30 militares da Aeronáutica, da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), lotaram a sala de recepção dos doadores.

A ação faz parte da mobilização do Hemopa no período que antecede a festividade do Círio de Nazaré, momento em que as forças militares estão envolvidas diretamente com os eventos e por isso se ausentam dos postos de doação.

O vice-presidente da Comara, Cel Steven, esteve na ação junto com o efetivo e reconheceu a importância das doações. "Para nós é uma satisfação contribuir com a sociedade paraense. Sabemos da importância deste ato e de manter abastecidos os bancos de sangue. O trabalho das Forças Armadas também é neste sentido, de esta ajudar em diversas áreas, inclusive em campanhas sociais”, destacou.

Pela terceira vez, a sargento Carolina Bias doou sangue este ano. "É um momento único em que a gente pode ajudar ao próximo. A gente consegue comprar muita coisa, mas sangue é vida e vida a gente não compra. Eu estou muito feliz em poder ajudar mais uma vez”, ressaltou.

Foram 34 comparecimentos e 27 bolsas de sangue coletadas só nesta sexta-feira, 21, que vão ajudar mais de 100 pacientes. É importante destacar que a campanha se estende para todas as forças militares: Exército, Marinha, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

"Nesta época que antecede o Círio de Nazaré nós temos que ampliar ainda mais nossa mobilização. A cidade fica lotada, porém nossos voluntários ficam envolvidos com a festividade e ocorre uma evasão nos nossos pontos de coleta de sangue. A presença das Forças Armadas é uma ação preventiva para mantermos o estoque de sangue adequado e atender a rede hospitalar, pois nossos pacientes também precisam de transfusões de sangue durante a festividade do Círio", destacou Cida Salgado, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 0800 280 8118 ou 3110-6500.