Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Feira Vitrine Artesanal reúne mais de 60 produtores do Estado

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
27/09/2019 14h21

A Vitrine Artesanal teve, ainda, oficinas e um espaço de lazer, o “cantinho da foto”.Na manhã desta sexta-feira (27), cerca de 60 famílias da agricultura familiar comercializaram seus produtos durante a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar – Projeto Vitrine Artesanal de Produtos Agroecológicos, que desta vez foi realizada no Bosque da Casa Civil do governo do Estado, em Belém. A ação é promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), via Escritório Regional das Ilhas.

Os produtores participantes são atendidos pela Emater em vários municípios e comercializaram uma variedade de produtos, como filé de peixe, pirarucu fresco, polpa de caranguejo, camarão, frutas, bombons e polpas regionais, além de alimentos derivados do leite e da mandioca. Artesanato e pratos da gastronomia regional também foram comercializados.

A produtora Abigail Costa, de Soure, no Marajó, disse que a vinda de agricultores da região funciona, também, como um processo de integração com outros locais do Estado. “É uma troca de experiências, isso é importante no sentido coletivo de trabalho. Aqui na feira, estamos com dois artesãos que comercializam camisas com bordados marajoaras, além de produtores de queijos”.

Para a coordenadora do evento, Sandra Filgueiras, o público prestigiou, comprou e isso ajuda a complementar a renda dos expositores. “Eles estão satisfeitos com as vendas. Funciona como proposta de divulgação e foi muito bem executada”, comentou. Participaram agricultores de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, da Região Metropolitana de Belém; Castanhal e Bragança, do nordeste, e Soure e Ponta de Pedras, do Arquipélago do Marajó.

Orlando Lameira, chefe local da Emater no município de Santa Cruz do Arari, no Marajó, participou pela primeira vez do Vitrine Artesanal e comentou a importância do evento para os agricultores. “A divulgação vai estimular os produtores a participarem de outras feiras. Vou reunir mais agricultores de Santa Cruz para participar das próximas edições”, antecipa.

A Vitrine Artesanal teve, ainda, oficinas e um espaço de lazer, o “cantinho da foto”. A próxima edição será realizada no dia 10 de outubro.