Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Aluno de escola pública representará o Pará na Olimpíada Brasileira de Robótica

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
27/09/2019 16h34

A secretária Leila Freire (e), o professor Márcio Kennedy Araújo e o aluno Jobson Tenório, com o robô de resgateO estudante Jobson Tenório, 16 anos, que estuda na Escola Estadual Manoel Antônio de Castro, em Igarapé-Miri (município do nordeste paraense), é o vencedor da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Ele foi o único representante da rede estadual, competindo com alunos de escolas de grande porte. Jobson Tenório alcançou o primeiro lugar geral, a maior pontuação entre os participantes, com o projeto de um Robô de Resgate. A premiação da etapa estadual ocorreu no último dia 21 de setembro, em Belém.

O objetivo da criação do robô é enfrentar um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano. Com autonomia, o robô recebe a tarefa de resgatar vítimas sem interferência humana. É capaz de superar terrenos irregulares, caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar vítimas de desastre, transportando-as para uma região segura.

Desafio - O professor Márcio Kennedy Araújo, que integra a equipe do Clube Miriense de Robótica, explicou que a criação do robô surgiu a partir da divulgação do edital da Olimpíada, que prevê a criação de um robô autônomo e de resgate. Além de Jobson, outros alunos foram desafiados a montar um modelo. Depois disso, passaram a desenvolver a programação computadorizada, que faz o robô se locomover ao encontro das vítimas.

A secretária Leila Freire recebeu o estudante Jobson Tenório, representante do Pará em evento nacionalO hardware é feito de peças de lego, que funcionam a partir de sensores de cor, de giro e ultrassônicos, que ajudam o robô a ler descidas, subidas e obstáculos que ele precisa vencer até o resgate final das vítimas. Foram dois meses de experimentações até chegar ao formato final. Orgulhoso, o professor Márcio Kennedy Araújo comentou o resultado da conquista. “Esse ano foi o nosso melhor resultado. Um orgulho para nós, competirmos e ganharmos de escolas que tinham muito mais estrutura”, ressaltou.

Felicidade maior para o estudante, que vai representar o Pará na etapa nacional da Olimpíada, no Rio Grande do Sul, de 21 a 26 de outubro. Segundo ele, o interesse por robótica começou nas feiras escolares, mas a dedicação veio em 2017, convidado por um amigo para conhecer o Clube de Robótica. “Sempre gostei de robôs. Ia criando, montando e desmontando, até dar certo. Na verdade, conhecer o professor Kennedy foi essencial para aprofundar meus conhecimentos. Conquistar o 1º lugar foi algo único e motivador”, afirmou Jobson Tenório, para quem a expectativa para a etapa nacional é “chegar na final e trazer o título para o Pará”, contou.

Jobson e o professor Márcio Kennedy Araújo foram recebidos na manhã desta sexta-feira (27) pela secretária de Estado de Educação, Leila Freire, e pela secretária adjunta de Ensino, Ana Paula Renato. “Desejamos sucesso ao Jobson, na certeza de que essas experiências nos mostram a necessidade de incentivar cada vez mais a revelação desses tantos talentos que temos nas nossas escolas”, disse a secretária Leila Freire.