Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E EDUCAÇÃO

Ação Cidadania proporciona vários serviços gratuitos em Igarapé-Miri

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
28/09/2019 21h03

Em comemoração ao 30º Festival do Açaí no município de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins, o Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, com apoio da rede de parceiros, proporcionou durante este sábado (28) um dia de serviços gratuitos à população, em mais uma Ação Cidadania, realizada na Escola de Artes, centro da sede municipal, das 8 às 15 h.

A emissão de carteira de identidade foi o serviço oferecido pela Ação Cidadania mais procurado pela populaçãoMilhares de moradores procuraram os mais diversos atendimentos nas áreas de saúde, jurídica e de cidadania, como testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites B e C, além de verificação de pressão arterial e glicemia, consultas médicas, palestras educativas e preventivas de saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal, emissão de carteira de identidade, 1ª e 2ª via de certidões de nascimento e óbito, serviços de estética e orientação sobre ID Jovem e CAD Único. A emissão de RG foi o serviço com maior demanda.

“Na minha família só eu não tinha minha identidade. Toda vez minha mãe dizia pra eu tirar. E como estavam tirando aqui, vi essa grande oportunidade sem ter que esperar muito pra ser atendida”, disse a gestante Andreza Miranda, 19 anos, ao tirar a primeira via do RG.

Outros serviços muito procurados foram consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista. Maiara dos Santos, 23 anos, aproveitou para consultar o filho, Tarlisson. Com um ano de idade, o menino nunca havia sido avaliado por um pediatra. “Eu precisava atualizar meus documentos, mas dei prioridade à consulta do meu filho. Ele fez uns exames há algum tempo e trouxe o resultado pra doutora olhar e ver se está tudo bem”, disse Maiara dos Santos.

Após consultar o filho, Maiara saiu aliviada do consultório itinerante. “Ele nunca tomou vitamina, então a médica passou umas pra ele tomar, e disse que estava tudo bem com os exames”, contou, acrescentando que “nunca vou esquecer esse presente que o governo me deu: conseguir consultar meu filho e tirar várias dúvidas com uma profissional que foi atenciosa com a gente”.

Em todo o Estado - Presente em mais uma Ação Cidadania, a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares, ressaltou a necessidade de levar o mutirão para todo o Estado. “Além do benefício às pessoas, ao levar uma ação conjunta dessas o governo, através da Fundação, orienta as pessoas a procurarem alguns serviços que elas nem sabem que existem, mas que poderiam melhorar a situação da família. Esse também é um dever da ParáPaz”, frisou a presidente.A sede municipal de Igarapé-Miri sediou o Festival do Açaí e a Ação de Cidadania do governo do Estado

O prefeito Ronelio Antonio Rodrigues Quaresma (Toninho Peso Pesado) esteve no local e agradeceu a estrutura do governo em data tão importante para o município. “Essa parceria é de extrema importância, porque além de valorizar o cidadão paraense melhora a inclusão social”, reiterou o prefeito.

O deputado estadual Francisco das Chagas (Chicão) e o secretário Municipal de Saúde, Orivaldo Corrêa, também participaram do evento em Igarapé-Miri.

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Ação Cidadania esteve no bairro do Paar, onde realizou 3.886 atendimentos. No próximo sábado (5), serão levados inúmeros serviços a Icoaraci (distrito de Belém).