Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Moradores de Oriximiná fazem curso profissionalizante de produção de doces e salgados

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
01/10/2019 12h41

Cursos profissionalizantes são uma ótima opção para quem está desempregado e até mesmo para quem já está inserido no mercado de trabalho mas sempre em busca de aperfeiçoamento e uma fonte extra de renda. Por este motivo, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem investindo no ensino para contribuir com o desenvolvimento da população das cidades que estão sendo beneficiadas com obras da Companhia.

Durante quatro dias, moradores do bairro Santa Terezinha, em Oriximiná, município localizado na região do Baixo Amazonas, tiveram a oportunidade de participar do curso profissionalizante de doces e salgados, organizado pela equipe técnica social da Cosanpa. O objetivo é que eles possam comercializar e melhorar a renda mensal da família. O curso qualificou 20 participantes que poderão ganhar uma renda extra com o novo ofício que aprenderam.

Trindade Silva, uma das alunas, ficou muito feliz quando apareceu a oportunidade de fazer o curso sem precisar pagar nada. “Estou desempregada, então pra mim o curso veio em uma hora excelente, aprendi muitas coisas. Gostaria de agradecer bastante a Cosanpa, pois a gente não tem um trabalho, mas a Cosanpa olhou por nós e veio nos qualificar, agora eu posso montar uma mesinha até na frente da minha casa e começar a vender os salgados, uma forma de conseguir um dinheiro extra e até mesmo começar um negócio”, contou.

No primeiro dia de aula os alunos conheceram um pouco sobre a obra de novo sistema de abastecimento de água de Oriximiná, que vai atender todo o município, ampliando o sistema atual, que abastece 40% da cidade.

Além disso, eles também conheceram os benefícios que a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) vai trazer para o saneamento básico da cidade, e assistiram a um vídeo sobre a importância do saneamento na qualidade de vida e saúde das pessoas.

Após conhecerem um pouco sobre a obra da Cosanpa, foi dado início ao curso profissionalizante de doces e salgados, dividido em etapas, desde a higienização do local até a produção final, passando pela explicação de cada produto, medidas e modelagem.