Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'FORMA PARÁ'

Calouros de Serviço Social em Mocajuba assistem à aula inaugural

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
01/10/2019 17h47

“Se não fosse por esse programa, muitos de nós não chegaríamos à Universidade Federal do Pará (UFPA)”, declarou a caloura Francelina Sacramento Dias, na aula inaugural do curso de Serviço Social realizada na segunda-feira (30), em Mocajuba, município do nordeste paraense. “Sem o empenho do governador Helder Barbalho, do secretário Carlos Maneschy e da prefeita Fátima Braga, esse momento não seria possível. A palavra de hoje é gratidão”, completou a estudante, referindo-se à parceria que torna realidade o Projeto Forma Pará, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

A aula inaugural ocorreu no Polo Universitário Sérgio Maneschy, da UFPA, com a participação de autoridades locais e estaduais, representantes da instituição e estudantes. O “Forma Pará” oferece em Mocajuba os cursos de Serviço Social, pela UFPA, e Direito, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Os calouros de Direito começarão o período letivo em janeiro de 2020, porque o curso tem regime intervalar.

A coordenadora pedagógica do polo da UFPA, professora Nilce Maia (conhecida como Preta Maia), destacou que a instalação dos cursos universitários no município é a realização do sonho de muitas famílias, que sempre almejaram ver os filhos cursando o ensino superior no próprio município. “Parabenizo o secretário Maneschy pelo empenho em relação à educação, pela coragem em encarar os desafios. Não é fácil trazer um curso superior para o interior diante de tantos obstáculos”, reconheceu a professora.

Poder da educação - A prefeita Fátima Braga frisou que o governo do Estado acredita no poder transformador da educação. “O governador tem na educação um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do Estado, que está presente na educação. Tenho certeza que daremos passos largos tanto na educação básica, como no ensino médio e superior”, enfatizou a prefeita, ressaltando a experiência do titular da Sectet e presidente da Fapespa, Carlos Maneschy. “Hoje temos à frente da Sectet uma pessoa extremante qualificada, que além da qualificação tem uma grande experiência no assunto, pois foi reitor da UFPA”, acrescentou.

Ao ressaltar a importância de um curso superior, a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, disse que é preciso diminuir a evasão, para que o projeto tenha continuidade. “Agarrem essa oportunidade com toda força. Não pode haver grande evasão, para mostrar que é vitorioso e deve ser mantido”, reiterou a secretária adjunta, que também destacou a importância da parceira entre o governo, a prefeitura e as instituições de ensino.

Esforço conjunto – O secretário Carlos Maneschy ressaltou o papel de cada um dos envolvidos na efetivação do “Forma Pará”, desde o compromisso do governador Helder Barbalho até o esforço dos estudantes. Ele citou a compreensão, pelo governador, sobre o quanto a educação representa para o desenvolvimento do Estado; a visão de futuro da prefeita ao tratar a educação como fundamental na vida das pessoas, e a convicção dos reitores da UFPA, Emmanuel Tourinho, e da Unifesspa, Maurílio Monteiro, que não mediram esforços para tornar o projeto realidade.

“E nada disso faria sentido se vocês não tivessem apostado em transformar a vida de vocês para melhor. Entrar numa universidade pública estabelece um vínculo com a sociedade. Não se trata apenas de melhorar a vida de vocês, mas de tocar a vida de tantas outras pessoas que precisam e precisarão de vocês”, enfatizou Carlos Maneschy, desejando sucesso aos novos universitários.