Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA JURÍDICA

Entrega de 11 títulos de propriedade beneficia agricultores familiares

Por Laíse Coelho (SECOM)
03/10/2019 00h15

A emoção da agricultora Adeildes Dias no agradecimento ao governador Helder Barbalho “Eu tô muito emocionada. Vi meus filhos crescerem nesse pedaço de terra. Esperei por muitos anos esse momento, e estou muito feliz”. A emoção no depoimento da agricultora Adeildes Dias mostra a recompensa pela espera de quase 30 anos para receber o título da terra onde mora e trabalha. A concretização do sonho chegou com o documento entregue pelo governador Helder Barbalho na quarta-feira (2). Além de Adeildes Dias, mais 10 pessoas receberam títulos de terra em cerimônia realizada na quadra de esportes da Escola Estadual Lenilson Luz, em São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará.

Os beneficiados pelos títulos agora terão acesso a linhas de créditoOs títulos beneficiam famílias que trabalham com agricultura familiar na região. A partir de agora, quem recebeu o título terá acesso a linhas de crédito, podendo ampliar investimentos e aumentar a produção. O presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Konor, explicou que “a entrega da titulação tem uma grande importância, porque essas pessoas passam a ser definitivamente proprietárias dessas áreas. Elas garantem a segurança jurídica para desenvolver suas atividades econômicas, e uma segurança social também, porque garante o direito de propriedade e defesa desse espaço”.

Segundo o governador, a regularização fundiária “é fundamental para a produção e a preservação da floresta. A regularização fundiária também compatibiliza a atividade rural com a preservação e a sustentabilidade, e nós temos avançado na lógica de o Estado cooperar e colaborar para que, aqueles que acreditam no Pará, possam produzir”.

Helder Barbalho assinou o convênio que garante apoio para melhorar as vicinaisCombustível – Durante a cerimônia, Helder Barbalho também assinou um convênio com a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, que prevê a doação de 50 mil litros de combustível para garantir a recuperação das estradas vicinais do município, e assim melhorar a trafegabilidade entre as comunidades.

O prefeito Edilson Pereira de Carvalho (Edilson da Emater) esteve ao lado do governador e de deputados estaduais que integraram a comitiva.