Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOTOGRAFIA

Carro dos Anjos inspira a exposição coletiva 'Asas de Crepom'

Por Úrsula Pereira (SECULT)
07/10/2019 09h23

Inspirada no Carro dos Anjos, uma das tradições mais emblemáticas do cortejo do Círio de Nazaré, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) abrem, nesta terça-feira (8), a exposição coletiva "Asas de Crepom". A mostra segue até o dia 17 de novembro.

A exposição é composta por imagens fotográficas, instalações visuais e imaginárias sacras pertencentes ao acervo do SIMM e fazem referência ao carro, que possui a nobre missão de conduzir os pequeninos promesseiros vestidos de anjos com asas confeccionadas de papel crepom.

A curadoria é assinada pelo diretor do Museu de Arte Sacra (MAS), Emanuel Franco, que explica que o conceito da exposição se baseou em três narrativas. "A primeira envolve imagens fotográficas de dez artistas paraenses que fizeram registros do Carro dos Anjos em diversos períodos; a segunda é uma instalação visual que retrata o conteúdo do Carro e a terceira com imaginárias sacras, que são peças figurativas de anjos de diversas épocas", explica.

Participam da exposição os fotógrafos Abdias Pinheiro, Claudia Leão, Dilermando Cabral, Flavya Mutran, Geraldo Ramos, Guy Veloso, Marcos Santos, Paulo Amorim e Ronaldo Lopes. As instalações visuais são de autoria de Emanuel Franco e Nando Lima, que também assina o projeto luminotécnico da mostra.

Círio – Os carros são ícones muito importantes, pois são eles que abrem a grande procissão, sendo responsáveis por contar a história do Círio de Nazaré. Além da berlinda, outros treze fazem parte do cortejo e quatro são exclusivos às crianças vestidas de anjos, que geralmente são frutos de promessas feitas pelos pais ou responsáveis.

A tradição de vestir crianças de anjos vem das festas religiosas de Portugal dos séculos XVII e XVIII. No Pará, iniciou na segunda metade do século XIX – desde o primeiro Círio em 1793 – com o nome de Carro do Anjo Custódio (Anjo da Guarda). Este símbolo teria sido incorporado ao cortejo por conta do pagamento de uma promessa do vice-governador da Província Ângelo Custódio, como uma espécie de voto pela cura de sua filha que estava doente.

Serviço:

Exposição coletiva "Asas de Crepom". Realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). De 8 de outubro a 17 de novembro, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra, como parte da programação da Secult em homenagem ao Círio de Nazaré. O vernissage da exposição será no dia 8 de outubro, às 19h. A entrada é franca.