Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO 'EM FRENTE BRASIL'

Metas são reforçadas com visita do ministro da Justiça e Segurança

Por Larissa Noguchi (SECOM)
07/10/2019 17h54

O ministro Sérgio Moro ressaltou a determinação do governo em reduzir a criminalidadeO segundo compromisso da visita do ministro Sérgio Moro a Belém, na tarde desta segunda-feira (7), foi uma visita ao Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), no município de Marituba. O governador Helder Barbalho, acompanhado do representante do Ministério da Justiça e Segurança, e do Secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo, cumprimentou todos os agentes de segurança pública do Estado e os demais da Força Nacional de Ostensividade, Jurídica e de Perícia.

A reunião de encontro foi para alinhar as metas do projeto “Em frente Brasil” e ressaltar a importância da atuação de toda a corporação no combate à criminalidade. Para Sérgio Moro, os números do Pará mostram o resultado de uma ampla ação nacional de segurança. “Não queremos reagir à crise de segurança. Nós queremos prevenir a sua ocorrência, vamos buscar a redução de criminalidade”, reafirmou o ministro, que divulgou a queda no número de homicídios em Ananindeua, município que recebe o “Em Frente Brasil”.

O governador Helder Barbalho ressaltou que, do dia 1º de outubro até hoje (7), nenhum homicídio foi registrado em Ananindeua. “É preciso compreender a segurança pública também como processo de transformação social, é isso que vem sendo feito”, destacou.

Agentes de segurança pública do Estado e da Força Nacional de Ostensividade, Jurídica e de Perícia participaram do evento com o ministro da JustiçaDados – No primeiro semestre de 2018, o município registrou 211 homicídios, enquanto em 2019, no mesmo período, 94 casos foram registrados – uma redução de 55%. O crime de latrocínio nos primeiros seis meses de 2018 computou 17 casos. Já em 2019 foram registrados 11 casos – uma diminuição de 36%. O quantitativo de roubo também apresentou queda se comparados os primeiros semestres dos anos de 2018 e 2019, tendo sido registrados 8.390 em 2018 e 6.408 casos de roubos em 2019 (diminuição de 24% nas ocorrências).

Visita à escola – O ministro Sérgio Moro e o governador Helder Barbalho visitaram, ainda durante esta tarde, a Escola Estadual Maria Nazaré Marques Rios, localizada na rua São Pedro, no conjunto Icuí-Guajará, em Ananindeua.

Sérgio Moro, Helder Barbalho e outras autoridades conversaram com alunos da Escola Estadual Maria Nazaré Marques RiosNo local, as autoridades conheceram os alunos e também conversaram com professores da escola. “A comunidade participa da escola, os alunos também se sentem mais valorizados. As oficinas ajudam muito, pois dá uma ocupação a eles, no contraturno ou finais de semana”, ressaltou a educadora Andreza Lima.

Outro projeto é o da o "Cenas de Paz", em que os alunos aprendem Criação de Audiovisual, Rádio, Câmera, Web, Câmera e Edição. E todo o produto dessas oficinas fará parte da interprogramação da Rede Cultura, no TV, na Rádio e no Portal.
O conteúdo programático ministrado nas oficinas de Comunicação Integrada foi desenvolvido pelo corpo técnico da Cultura Rede de Comunicação, o Projeto Cenas  de Paz – dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).