Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Missa e homenagens marcam a abertura oficial do Círio

Por Carol Menezes (SECOM)
08/10/2019 22h44

Grande festa religiosa chega a 227ª edição. Cerimônia ocorreu na Casa de Plácido, em BelémA 227ª edição do Círio de Nazaré foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (8), em Belém. Após uma missa celebrada na Basílica Santuário, a programação continuou na Casa de Plácido, onde as instituições e empresas patrocinadoras da festa receberam homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos, em reconhecimento à contribuição para a realização da festividade. O governador Helder Barbalho foi um dos agraciados.

"É sempre uma alegria iniciar esse momento tão especial de agradecimento às graças alcançadas, pedindo para que a nossa padroeira possa derramar suas bênçãos em todos os lares deste Estado", declarou o chefe do Executivo estadual, acrescentando que "meu desejo é de que nossa devoção e irmandade possam ser em torno de um Estado melhor e uma vida em solidariedade".

Governador Helder Barbalho foi um dos agraciadosHelder Barbalho fez questão de reforçar os agradecimentos a todos que tornam o Círio uma realidade. "É uma grande satisfação participar em meio a esta honrosa missão de estar governador", ressaltou.

Economia aquecida – O governador destacou a importância deste período também para o aquecimento da economia, citando a antecipação da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual, pago entre 8 e 10 de outubro. "O turismo recebe um incremento extraordinário nesta época, e acredito que a liberação da metade do 13º no Estado permitirá um Natal dos paraenses ainda mais especial, e não só no âmbito religioso, mas como na geração de emprego, de renda e benefícios à população", frisou.

Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o governador confirmou que acompanhará a grande romaria na manhã do próximo domingo (13) "como cidadão", repetindo um hábito de 22 anos, e ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho.

O diretor coordenador da Festividade de Nazaré, Claudio Tobias Acatauassu Nunes, lembrou que há alguns a abertura oficial não contava com a presença de um chefe do Executivo estadual. "Ele fez questão de, em seu primeiro ano de governo, vir, estar presente, até por ser um católico fervoroso. Acho que isso demonstra o empenho em ajudar a fortalecer o nosso turismo religioso", destacou o diretor, reiterando uma frase já dita pelo governador, que o Círio é como um diamante bruto, que exige melhor lapidação. "Temos o Santuário, uma imagem que desperta a devoção e uma fé muito forte. Precisamos criar melhores condições, seja para o turista ou para o romeiro, no sentido de ampliar todo esse potencial", enfatizou Claudio Acatauassu Nunes.

Agora o Governo do Pará tem um perfil oficial para compartilhar vários momentos do Círio de Nazaré. Nele você encontra dicas de lugares para visitar, de gastronomia e uma cobertura completa das programações religiosas e culturais de uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Siga: