Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNIDADE

Equipe técnica da Cosanpa realiza ações sociais com moradores de Castanhal

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
09/10/2019 09h35

De torneio de futebol à oficina sobre o cultivo de hortas em pequenos espaços, passando por revitalização dos jardins de uma escola, palestra sobre direitos e deveres do cidadão e também reunião com os moradores para informações sobre as tarifas cobradas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Essas são algumas das ações promovidas pela equipe técnica social do órgão, em Castanhal, nordeste do Pará, durante o mês de setembro e início de outubro.

É por meio da Assessoria de Projetos Sociais que a Cosanpa promove oficinas de conscientização ambiental, atividades de preservação, palestras com temas variados e cursos de capacitação, que beneficiarão direta e indiretamente a população. Essas equipes atuam nas cidades onde a companhia realiza obras e, no caso de Castanhal, um novo sistema de abastecimento está sendo construído para atender o município.

Na Escola Municipal Doutor José João de Melo, localizada no bairro da Saudade I, 120 alunos participaram do 1º Torneio de Futebol, uma forma do órgão incentivar o esporte nas escolas, aliando a educação com a prática esportiva, e também a socialização e trabalho em equipe entre os alunos.

Matheus Melo participou do torneio e saiu campeão. “Quero agradecer à Cosanpa e à escola que providenciaram esse evento pra gente. Muitos times competindo, e o nosso ainda foi campeão. Esperamos que isso se repita várias vezes”, contou o garoto.

Já na Escola Estadual Professora Clotilde Pereira, os alunos revitalizaram os jardins do local. A equipe social, juntamente com os estudantes que compõe o Comitê Ambiental da Cosanpa, fizeram a limpeza e roçagem da área verde da unidade de ensino, e pintaram os pneus, dando uma nova cara para o ambiente.

Ao final da atividade, foi feita uma palestra sobre os direitos e deveres do cidadão, explicando o que é a cidadania – como as pessoas devem agir para viver melhor em sociedade. “Eu achei a palestra bem interessante, nos mostrou o que é cidadania, pontuando como é importante se colocar no lugar de outro. Aprendi também como podemos melhorar o lugar onde vivemos, na questão ambiental e também na rotina do dia. Eu achei bem legal, porque agora o comitê ajuda a manter o jardim”, disse a aluna Sarah Oliveira.

Na Associação Beneficente Recreativa Casa da Sopa, cerca de 10 moradores de Castanhal participaram de uma oficina sobre cultivo de hortas em pequenos espaços. Foi feita também uma reunião com a comunidade para esclarecer sobre as tarifas da Cosanpa, tirando dúvidas sobre a obra do novo sistema de abastecimento.

“Achei muito proveitosa, a gente aprende muito nesses momentos. Temos que participar para entender o que está acontecendo na nossa comunidade e o custo que a água tem. Agora, eu posso explicar para minha família o valor que pagamos na fatura, é sempre muito importante participar dos eventos da Cosanpa”, ressaltou Maria da Conceição.