Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Tipiti cumpre mandados de prisão em todo Estado

Por Luiz Cláudio (PC)
09/10/2019 10h15

Policiais estão desde cedo cumprindo mandados de prisãoA Polícia Civil do Pará realiza, desde o início da manhã desta quarta-feira (9), a operação "Tipiti", em Belém, municípios da região metropolitana e interior do Estado. O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão decretados pela Justiça contra pessoas que respondem pela autoria de crimes diversos, como furto, roubo e tráfico de drogas. Em todo Estado, estão em atuação 458 policiais civis com utilização de 147 viaturas policiais.

Na capital e região metropolitana, a operação mobiliza mais de 30 equipes de policiais civis de Delegacias, Seccionais, Unidades Integradas e de Divisões Especializadas da Polícia Civil. Em Belém e RMB, os policiais civis saíram da sede da Delegacia-Geral (DG), após reunião preliminar. No interior, a operação conta com atuação de mais de 270 policiais civis de Delegacias situadas em 13 regiões do Pará. Na capital, os presos serão conduzidos para as Unidades Policiais, nos casos em que houver lavratura de prisão em flagrante. 

Em Belém os presos irão para a Delegacia GeralOs presos passarão ainda por exames periciais e procedimento de identificação civil na sede da Delegacia-Geral (DG), em Belém. Os resultados parciais da operação serão divulgados em entrevista coletiva à imprensa, por volta de 11h30, na DG. A previsão de encerramento da operação é às 16h.

O nome da operação (Tipiti) é uma alusão a um tipo espremedor feito de palha trançada muito usado no Pará para escorrer e secar raízes de mandioca, planta usada na extração do tucupi, ingrediente fundamental usado no preparo de alguns dos principais pratos da culinária paraense.

É uma alusão também ao Círio de Nazaré, como forma de resguardar a segurança pública às vésperas das festividades em homenagem à padroeira do povo paraense.