Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Hemopa promove comemoração alusiva ao dia das crianças

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
09/10/2019 14h50

Cerca de 40 crianças usuárias do Banco de Sangue do Hemopa, juntamente com seus responsáveis, participaram de uma comemoração alusiva ao Dia das Crianças nesta terça-feira (8), promovido pela Fundação Hemopa, por meio da Gerência de Serviço Social de Pacientes, em Belém.

Marlise Correa levou o filho, Enzo Gabriel de 2 anos, para brincar enquanto o pai, que é hemofílico, esperava consulta no Ambulatório. “O nosso filho está sempre acompanhando a rotina de tratamento. Esse momento de distração e brincadeira é essencial para ele”, completou.

Rosana Rocha, que é mãe da Ana Beatriz e da Laila Fernanda, estava se divertindo tanto quanto as filhas. “Chegamos atrasadas hoje e pegamos a senha 21. Então essa programação está sendo maravilhosa" disse. Elas vieram do município de Jacundá (cerca de 500 Km da capital paraense) para o tratamento da Laila que veio para uma consulta com a médica hematologista.

Esta é uma ação que faz parte do projeto sociocultural do Hemopa com o objetivo de proporcionar atividades recreativas e de humanização que reflitam de forma positiva no tratamento dos pacientes. “Com essas atividades a gente tira o foco da doença. Famílias que, na maioria dos casos, são de baixa renda, com pouco acesso a cultura e lazer, tem uma oportunidade única. Eles se sentem mais felizes e dispostos. E a nossa equipe consegue extrair sorrisos do rosto daquelas crianças, que as vezes a gente não consegue visualizar na rotina de tratamento”, destacou Cristina Santos, gerente do Serviço Social.

As crianças que participaram da manhã lúdica receberam brindes especiais, doados por servidores e instituições parceiras. A ação contou com a colaboração da diretoria, de servidores das unidades e parceiros externos.

Santarém - Já no Hemocentro de Santarém, a criançada teve uma manhã alegre, nesta quarta-feira (9), na Escola Parque Municipal, que entrou como parceira da ação. A programação alusiva ao Dia das Crianças foi oferecida para os pacientes e para os filhos dos servidores do Hemopa Santarém.

Elas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Cada um plantou uma semente na área verde da Escola Parque. Além de participarem de brincadeiras de roda e cantorias que fizeram com que os pacientes sentissem a felicidade de ser criança, esquecendo as limitações impostas pela doença.

“Foi uma ótima iniciativa promover essa integração entre pacientes e filhos de servidores. Achei muito interessante também abordar o tema meio ambiente. Foi bem divertido para as crianças e para a gente”, disse Elaine Soares, Biomédica do Hemocentro Santarém.

Lucas e Mateus Rocha, irmãos gêmeos, são pacientes hemofílicos e fazem acompanhamento multiprofissional no Hemopa Santarém. Eles adoraram a programação. “Foi um dia diferente. Aprendemos coisas novas e brincamos demais”, disse Lucas.