Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Produtos típicos do Círio são atração de feira realizada pela Semas

Por Ronan Frias (DETRAN)
10/10/2019 12h19

Tucupi, maniçoba, jambu e maniva pré-cozida foram os itens mais procuradosA Feira da Agricultura Familiar entrou no clima de Círio. O evento foi realizado em frente à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quinta-feira (10). Em sua sexta edição, os produtores ofereceram hortaliças, frutas e legumes agroecológicos, adubados por meio de compostagem e sem agrotóxicos. Os produtos típicos do almoço do Círio, como, tucupi, maniçoba, jambu e maniva pré-cozida foram os mais procurados, dentre outros vendidos pelos agricultores.

A técnica da Semas, Sineide Vasconcelos, explica sobre a realização da feira em alusão ao Círio. “É especialmente alusiva a festa religiosa, porque mexe com a nossa culinária. Ocorre mensalmente e tem uma especificidade: é feita pelas mãos de agricultores familiares, que a tornam diferente pelos produtos que estão sendo oferecidos, como o jambu, maniçoba, tucupi e muito mais. Bom para os servidores da Semas e para os moradores aqui de perto, já que não existe uma feira próxima”, esclarece.

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf/PA) oferece essa atividade. No Pará, está sob a coordenação da Semas, atuando para o desenvolvimento rural sustentável e fortalecimento da agroecologia.

“Como aposentado e trabalhador rural, participar desta feira organizada pela Semas, que tem convênio conosco, é muito importante para nós, porque alguns produtos muitas vezes não conseguimos vender com êxito, e aqui nós temos ótimos resultados e estamos contentes com isso”, explica o produtor rural Luiz Antônio, do bairro do Curuçambá, em Ananindeua.

Segundo Lucilene de Carvalho, integrante da associação Filé do Mangue, levar os itens para a Feira da Agricultura Familiar do Círio é participar da tradição da culinária paraense. “A população que vem de longe do Estado para as festividades do Círio gosta muito dos produtos regionais e eles estão sendo oferecidos por nós aqui na feira e com preços bons para o bolso do consumidor”, comenta.