Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2019

Semas divulga a previsão do tempo durante as Romarias deste final de semana

Por Ronan Frias (DETRAN)
10/10/2019 13h21

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou, nesta quinta-feira (10), o Boletim Meteorológico para os próximos três dias, quando acontecem as principais romarias e eventos que compõem a festividade do Círio de Nazaré. 

Previsão do tempo para sexta (11):

O Translado da Imagem Peregrina, que deve iniciar por volta das 8h e segue até 17h, será marcado por condições de tempo estável, sol com nebulosidade variando entre esparsa a parcialmente nublada, durante o período matutino. Para o período vespertino, é previsto tempo quente e abafado, com eventos rápidos de chuva fraca e chuviscos em áreas isoladas da Grande Belém. Já a noite será de céu estrelado. Temperatura máxima de 34°C e mínima de 23°C, umidade relativa do ar entre 50% a 90%, ventos fracos.

Previsão do tempo para sábado (12):

Durante a Romaria Rodoviária é previsto presença de sol e céu claro com temperatura mínima de 23ºC e máxima de 29ºC. Para a Romaria Fluvial, é esperado tempo parcialmente nublado, ventos fracos com temperaturas variando entre 29ºC e 31ºC. Já para a Moto Romaria a previsão é de céu nublado com temperatura máxima de 32ºC.

Para as horas que antecedem a procissão da Trasladação, fim do período vespertino, é esperado tempo nublado a encoberto com ocorrência de chuva em forma de pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Já durante as primeiras horas da procissão, existe probabilidade de eventos de chuva fraca e chuviscos de forma isolada. A temperatura fica entre 29ºC e decaindo para 25ºC no final da procissão.

Previsão do tempo para domingo (13):

Na romaria do Círio de Nº Sra de Nazaré, há previsão de céu claro durante as primeiras horas da manhã, com temperaturas variando entre 24°C a 28°C. Após às 9h, a sensação de desconforto térmico deve aumentar, é esperado sol com nebulosidade variável (entre esparsa a parcialmente nublado) e temperaturas entre 29ºC a 32ºC. Próximo ao final da procissão, é esperada sensação térmica de 37ºC.