Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo faz a entrega de 300 coletes no dia da Guarda Municipal

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/10/2019 13h46

Governador realizou a entrega dos coletesRepresentantes de 13 Guardas Municipais do Estado do Pará receberam das mãos do governador Helder Barbalho, acompanhado do secretário se segurança pública e defesa social, Ualame Machado, coletes balísticos que proporcionarão mais segurança para aqueles que são responsáveis por zelar pelos espaços públicos e garantir, de forma conjunta com os órgãos estaduais, a segurança da população no interior do Pará. Ao todo, foram entregues 300 coletes que resultam em um investimento de R$307 mil. 

A entrega ocorreu nesta quinta-feira (10), no salão de Atos do Palácio do Governo quando se comemora o dia Nacional da Guarda Municipal. Autoridades do Estado e das cidades contempladas também participaram do evento.

"É algo muito bom, que nos deixa muito feliz, principalmente por ser neste dia, em que comemoramos o dia da Guarda Municipal. Agradecemos ao Governo do Estado por esses equipamentos que vão reforçar a segurança do servidor, o guarda municipal, e esse esforço do governador Helder Barbalho em olhar para guardas municipais", afirmou o comandante da Guarda Municipal de Santa Luzia do Pará, Anderson Borges. 

Foram contemplados com os coletes balísticos as guardas municipais dos municípios de Ipixuna do Pará, Curuçá, Breves, Bragança, Capanema, Moju, Santa Luzia do Pará, Marabá, Oriximiná, Marituba, Igarapé-Miri, Juruti e Baião. O número de coletes entregues a cada prefeitura atende até 80% do efetivo local. 

De acordo com o Governador Helder Barbalho, a entrega, além de colaborar para o aparelhamento das forças de segurança, ressalta também a importância da integração dos sistemas de segurança a fim de reduzir cada vez mais a violência em todo o Estado. " Selecionamos os municípios que estão com as guardas municipais efetivadas, legislações adequadas, com trabalhos que merecem o reconhecimento por parte do Estado, somado àqueles que necessitam do apoiamento pela falta de estrutura existente. É o primeiro passo de reforço, de integração e de estímulo para que os municípios possam estruturar-se nas suas estratégias e que essas estratégias possam cooperar na integração da forças de segurança, sejam elas forças federais, estaduais e também com a participação das forças municipais para entregar a população o direito de ter paz", ressaltou. 

Qualidade - O modelo dos coletes entregues possui certificação nacional e receberá, em poucos dias, a certificação internacional. É o primeiro equipamento de segurança brasileiro que alcança este nível qualidade.  

Coletes tem selo de qualidade"Desde o início da nossa gestão nós mantemos um diálogo aberto com todas as guardas municipais. Primeiro fizemos uma reunião com todas elas e em seguida mantemos os contatos individualizados. A maior demanda apresentada sempre foi de coletes, e por este motivo priorizamos proteger aqueles que darão a segurança à população local. Eles estão recebendo hoje os mesmos coletes utilizados pelas forças estaduais do Estado", informou o secretário de segurança pública, Ualame Machado. 

Ualame Machado, secretário de segurança públicaAgora o chamado não será mais negado e nem o agente público atuará sem proteção. "Nós às vezes chegamos a não ir a um determinado chamado por conta da falta de colete. Hoje, essa realidade já pode ser diferente. E nós estamos muito felizes com isso", finalizou a comandante da Guarda Municipal de Ipixuna do Pará, Dolores Lima.