Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO DE SANGUE

Campanha do Hemopa na Praça Santuário vai salvar mais de 200 pacientes

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
10/10/2019 14h46

Nos dias 8 e 9, a Fundação Hemopa entrou no ritmo da Festividade do Círio e estacionou a unidade móvel de coleta de sangue, na avenida Generalíssimo Deodoro, em frente a Praça Santuário de Nazaré, para aproveitar a movimentação da Basílica Santuário. A ação rendeu 96 comparecimentos e 60 bolsas coletadas que vão ajudar no atendimento transfusional de 240 pacientes.

E foi exatamente assim, de passagem, que o contador Michel Ferreira, de 34 anos, parou e aproveitou a oportunidade para doar sangue. "Sempre temos que fazer essa boa ação. Deus nos dá a oportunidade de fortalecer nosso espírito com essa atitude. Me sinto um privilegiado de poder ajudar ao próximo", disse.

Aline Nunes, operadora de caixa, viu a unidade móvel e tomou coragem. Esta foi a primeira vez que conseguiu doar sangue. “Tinha medo. Minha filha fez uma cirurgia do coração e precisou de sangue. Sei da importância, mas realmente tinha medo. Mas hoje eu superei”, disse, emocionada.

“As parcerias com instituições públicas e privadas são essenciais para este processo. Nosso estoque de sangue precisa estar abastecido para atender de forma satisfatória a rede hospitalar da região metropolitana neste período de grande festividade que é Círio”, destacou Lilian Bouth, assistente social, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad).

Para ser doador, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Serviço - Em Belém, existem três postos fixos de coleta de sangue. Na unidade Batista Campos e na Estação de Coleta Castanheira, o atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 9h às 16h. Mais informações: 0800 280 8118 ou 3110-650.