Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Hospital de Tailândia oferece 300 exames de mamografia

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
10/10/2019 14h58

Procedimento é agendado durante ações de educação nas áreas de atendimento do Hospital. Até o final deste mês de outubro, em que ocorre a campanha do “Outubro Rosa” em combate ao câncer de mama, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) disponibilizará 300 exames de mamografia. O procedimento está sendo agendado durante ações de educação nas áreas de atendimento do HGT, bem como, externamente, em parceria com instituições locais, com o intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, atualmente é a segunda maior ocorrência entre as mulheres no Pará, perdendo apenas para o de colo do útero.

As ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital de Tailândia focam em palestras diárias realizadas nas áreas de atendimento do hospital e envolvem, até final de outubro, colaboradores, usuários e acompanhantes. Todos recebem material educativo sobre o tema, que desperta atenção também em homens, que, embora raro, são acometidos pela doença e representam 1% de vítimas do câncer no país.

“Por isso, mulheres e homens devem visitar o mastologista periodicamente, para o diagnóstico precoce, que aumenta em 95% as chances de cura do câncer”, comentou o gerente assistencial do hospital, o enfermeiro Dimas Resende de Oliveira Junior. Junto com a equipe do HGT, ele participou de um evento no último sábado (5) do “Outubro Rosa”, promovido pela Câmara Municipal de Tailândia (CMT), com passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, em parceria com a equipe “Brutas do Asfalto”.

A concentração foi na Praça do Povo, onde a equipe do Hospital, em um estande, repassou informações sobre o tema, agendou 30 exames de mamografias para mulheres acima de 40 anos ou com histórico na família de câncer de mama.

Objetivo da ação é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, atualmente a segunda maior ocorrência entre as mulheres no Pará. A atividade contou com a participação de Dimas Rezende, da líder de Atendimento, Eliene da Silva Viana; da pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ana Elizabett Gomes de Souza; da enfermeira e coordenadora de Enfermagem, Mayara da Silva Soares; enfermeira/Centro Cirúrgico, Stéffanie Lourrayne de Melo Moret; e de Wemerson Gomes De Castro, auxiliar administrativo/Ambulatório.

Para Dimas Rezende, este tipo de atividade é muito importante para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Durante o agendamento do exame de mamografia, as usuárias já receberam um comprovante de marcação do exame com a data e hora”.

Dados da doença - De acordo com a Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, o Pará registrou 627 casos de câncer de mama em 2017; 659 em 2018 e 250 em 2019, até o momento. Desse total, 47% ocorreram em mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, seguida de 29% em mulheres de 40 a 49 anos.

Serviço: O HGT é uma unidade hospitalar do Governo do Estado com gerenciamento Secretaria de Estado de Saúde Pública e 100% SUS. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.