Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS

Terminal Hidroviário de Almeirim deve ser entregue em fevereiro de 2020

Por Bruno Magno (SEOP)
10/10/2019 15h19

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e a prefeitura municipal de Almeirim, no Baixo Amazonas, assinaram nesta quinta-feira (10), em Belém, o termo de cooperação técnica para continuidade da obra do terminal hidroviário do município. A novidade é que, agora, o espaço também terá o terminal de cargas revitalizado. O novo espaço, que vai beneficiar 40 mil habitantes, deve ficar pronto em fevereiro de 2020 e está com mais de 66% da obra concluída.

"Nós fizemos um termo aditivo nesta obra para que possamos fazer a revitalização do terminal de cargas, que não estava contemplado no projeto original. Entendemos que, com isso, o Governo do Estado está entregando ao município de Almeirim uma obra completa, que vai levar conforto, segurança e dignidade para as pessoas que utilizam o modal hidroviário. Essa é a recomendação do governador Helder Barbalho", explica Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Orçado em R$ 3.722.732,5, com recursos oriundos da Caixa Econômica, o novo espaço contará com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais. Do lado do fora, o terminal terá uma passarela de ligação coberta para acesso aos flutuantes, rampas metálicas biarticuladas, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações.

O terminal hidroviário de passageiros e cargas de Almeirim está sendo construído dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e cumpre todas as normas de acessibilidade.

Terminal Hidroviário Almerim foi orçado em mais de R$ 3 milhões e 700 mil."Sempre tivemos uma preocupação em relação à entrada da nossa cidade e o terminal hidroviário veio para mudar isso, já que vai nos proporcionar um melhor acesso para todos, sem contar com o oferecimento dos serviços. Também ficamos muito felizes por sermos contemplados com a reforma do terminal de cargas, que era um desejo nosso. São benefícios imensuráveis para a população de Almeirim. Aproveito para agradecer também a CPH e o Governo do Estado por toda atenção e empenho na execução da obra", destaca Adriane Bentes, prefeita de Almeirim.

Localizado a 478 quilômetros da capital, Belém, Almeirim possui hoje 40 mil habitantes, segundo a prefeitura municipal. O município é um dos maiores produtores de leite de búfala do Estado. Entretanto, os setores de maior destaque na arrecadação é de extrativismo e processamento vegetal, principalmente de celulose e a mineração de caulim e bauxita.