Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EGPA

Palestra sobre o outubro rosa aborda o autocuidado com servidores

Por Isabela Quirino (EGPA)
10/10/2019 15h29

Evento contou com a presença de servidoras da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que atentaram sobre auto-exame, alimentação saudável e prevenção ao câncer.Servidores, terceirizados e alunos que participaram dos cursos da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) desta semana estiveram reunidos nesta quinta-feira (10), no auditório do órgão, para assistir a palestra “Auto-Cuidado: Outubro Rosa”. O evento contou com a presença de servidoras da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que atentaram sobre auto-exame, alimentação saudável e prevenção ao câncer.

Tânia Suely Paiva, odontóloga na Sespa, falou sobre prevenção, controle e detecção precoce do câncer de mama. “É fundamental termos a consciência da importância do auto-exame, uma vez que, quando o câncer é detectado no tempo hábil, o tratamento torna-se mais eficaz”, explicou. Ela acrescentou ainda que fatores como a alimentação errada e a questão genética também contribuem para a ocorrência de diferentes tipos de câncer.

Itamara Santana, coordenadora estadual saúde da mulher da Sespa falou sobre o autocuidado e a prevenção, além de acrescentar que o alerta com a saúde também se aplica aos homens. “O homem não tem seio, mas tem mama. Somos todos merecedores de um cuidado constante que só se reverte em benefícios a nossa saúde”, destacou.

O alerta do tema e busca por esclarecimentos motivou o agente público de controle interno da Emater, Pedro Paulo Rodrigues de Leão, aluno do curso “Licitação e Contratos na Administração Pública”, a participar do evento. “Os cuidados, a informação e as maneiras de prevenção ao câncer são importantes tanto para o homem quanto para a mulher. Nós precisamos arrumar tempo para nos cuidarmos e as campanhas feitas pelo governo, mídias e redes sociais têm um papel fantástico no sentido de esclarecer as dúvidas e assim, diminuir os altos índices desta doença”, disse.

Detectar em tempo a doença, seguir o tratamento correto e poder celebrar a vida foi a mensagem que a servidora e chefe de gabinete da autarquia, Débora Souza, deixou para os participantes. “A atenção à saúde é necessária durante todo o ano. É importante que a comunidade do serviço público esteja empenhada nisto. Ganhamos vida, qualidade na saúde e no convívio familiar”, finalizou.

O Outubro Rosa é uma campanha que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de estimular o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Hoje, a data é celebrada mundialmente, com o foco no compartilhamento de informação, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de se detectar precocemente o câncer de mama.