Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2019

Corpo de Bombeiros organiza ações para romarias

Por Igor Luz (CBM)
10/10/2019 16h03

A Operação Círio ocorrerá do dia 8 ao dia 28, porém, as ações do Corpo de Bombeiros iniciaram há duas semanas.O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por mei do Comando Operacional-COP, está em mais um ano trabalhando para a prevenção e segurança dos romeiros na maior festa paraense, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A corporação irá disponibilizar 800 Militares e 104 viaturas para atuarem ao longo de todas as romarias.

A Operação Círio ocorrerá do dia 8 ao dia 28, porém, as ações do Corpo de Bombeiros iniciaram há duas semanas, com a proteção e assistência aos romeiros que caminham ao longo da BR-316. Confira como será a atuação dos militares durante as romarias.

Sexta-feira (11/10) - Na Romaria dos Rodoviários, equivalente à 50 km, a procissão será dividida em trajetos: Belém, Unama e Ananindeua. Estarão disponíveis 3 veículos no comboio e mais 6 viaturas.

Sábado (12/10) - A atuação dos bombeiros inicia com a finalização do trajeto dos rodoviários, que parte da Igreja Matriz de Ananindeua com destino ao Trapiche de Icoaraci, onde militares já estarão fazendo a prevenção na Orla do Distrito. 

Em seguida, na Romaria Fluvial, o CBMPA estará atuando com 60 militares e 11 embarcações (lanchas e motos aquáticas), junto à Capitania dos Portos. Ao longo do trajeto, terão três postos de atendimento pré-hospitalar, tendo uma grande referência para a Balsa do Exército e o apoio do Grupamento Fluvial-GFLU, com um comando médico mais expressivo. Chegando à Escadinha do Cais do Porto na Estação das Docas, estarão empregados 21 bombeiros para a prevenção da área.

Logo após, a Motoromaria estará com um efetivo de 40 militares, 6 motocicletas, 4 equipamentos portáteis de combate a incêndio e 20 aparelhos extintores fazendo a proteção de todos os participantes da romaria.

Na Trasladação, o Corpo de Bombeiros estará atuando com 200 homens ao longo do trajeto e 16 postos de atendimento médico.

Domingo (13/10) - No domingo do Círio, a principal romaria da quadra nazarena vai contar com 250 militares, 12 viaturas, 4 unidades de resgate, além de equipamentos que já são rotineiros do percurso. Na área médica, serão distribuídos 21 postos de atendimento pré-hospitalar, desde a Igreja da Sé até a chegada na Basílica Santuário.

Uma força-tarefa foi montada este ano para garantir um melhor atendimento durante as procissões. Nas duas principais procissões, haverá um “Comando Médico” dirigido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que vai reunir Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Defesa Civil Municipal, Hospital da Aeronáutica, que disponibilizou sua base para o atendimento mais emergencial, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentre outras.

Na Praça do CAN, também estará o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para gestão do evento e controle de acidentes.