Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MONITORAMENTO

Laboratório Central terá plantão para análise de amostras durante o Círio

Por Roberta Vilanova (SESPA)
10/10/2019 17h39

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e o Centro de Tecnologia e Informação em Saúde (CTIS), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estão garantindo todo o suporte necessário ao funcionamento do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), que vai monitorar os incidentes na área de saúde durante o Círio 2019, no próximo domingo (13).Técnicos do Lacen-PA farão análises de amostras biológicas e de produtos

O Centro de Operações fará a vigilância dos atendimentos de pessoas em unidades de pronto atendimento e prontos socorros com alguma situação clínica relacionada ao evento. Serão monitoradas doenças infecciosas, danos físicos e danos associados ao comportamento ou às condições do público, ao meio ambiente e às atividades laborais.

Entre as principais ações do Lacen estão realizar a análise laboratorial das amostras biológicas e de produtos enviados durante o período de atividade do Centro de Operações, e emitir em tempo oportuno os resultados para detecção de doenças e agravos de notificação compulsória imediata, quando necessário.

Alberto Júnior, diretor do Lacen, informou que o Laboratório está com uma equipe 24 horas para receber e analisar amostrasRapidez - Segundo o diretor do Lacen-PA, Alberto Júnior, desde o dia 8 de outubro o Laboratório está com uma equipe 24 horas para receber amostras e fazer análise. “Nós estamos trabalhando para a entrega do resultado ser, no máximo, em 24 horas, principalmente nos casos suspeitos de sarampo e suspeitas de infecções alimentares”, informou.

Ele acrescentou que o Lacen fará análise tanto de alimentos, como de amostra humana. “Isso é um diferencial, porque, até então, era feita a análise apenas da amostra humana e, nessa ação, estamos trabalhando juntamente com as vigilâncias em Saúde, para que cheguem as duas amostras juntas”, disse Alberto Júnior. Ele pediu aos romeiros que observem bem os locais onde vão farão suas refeições, principalmente no que se refere à higiene no acondicionamento e preparo dos alimentos.

Alberto Júnior ressaltou ainda que o trabalho novo vai embasar as atividades nos próximos anos. “Nós vamos ter dados epidemiológicos e de atendimentos reais, porque, até hoje, no Círio, tudo se mensura, mas nada é real. Então, a partir dessa ação conjunta, teremos dados reais, para que a gente possa trabalhar em conjunto também nos próximos eventos e saber, realmente, o que anda circulando em casos epidemiológicos na Região Metropolitana de Belém e no restante do Estado”, frisou o diretor do Lacen-PA.

Informática e saúde - Para o funcionamento do Centro de Operações também é importante o trabalho do Centro de Tecnologia e Informação em Saúde, que dispõe de 12 profissionais. O CTIS é responsável pela gestão de informática na sala onde o Centro está instalado, mantendo equipamentos, software e internet em bom funcionamento. Também vai apoiar a estruturação lógica da coleta de dados e migração da informação para o painel de monitoramento, e controlar os níveis de acesso dos dashboards (painéis) aos gestores.Reunião no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde

“Além dos equipamentos, tivemos que aprender a utilizar o aplicativo do Epi info, que as equipes de Epidemiologia já usam para colher essas informações nas unidades de saúde, e transmiti-las para o Centro de  Operações em tempo real”, destacou o analista de sistemas Gustavo Rodrigues.

O coordenador do CTIS, Cristiano dos Santos, considerou o trabalho gratificante, principalmente porque demonstra a importância da tecnologia para as ações de saúde. “É envolvente agregar tecnologia com saúde para viabilizar pesquisas e estudos de caso, e ajudar na tomada de decisões”, declarou.

Para a realização desse trabalho, a Sespa conta com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs nacional) e do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (Proepi), das secretarias Municipais de Saúde de Belém e Ananindeua, da Defesa Civil, da Universidade da Amazônia (Unama) e da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz).