Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL DO LESTE

Profissionais de quatro municípios são capacitados sobre AVC

Por Mikaella Moraes (HRPL)
11/10/2019 09h11

Atividade é direcionada para os profissionais de saúde dos 23 municípiosO Hospital Regional Público do Leste (HRPL), realizou, na quinta-feira (11), a primeira oficina “Protocolo do AVC”, prevista para o mês de outubro, fazendo parte da campanha “Tempo é Cérebro”. A atividade é gratuita e direcionada para os profissionais de saúde dos 23 municípios da área de abrangência, tendo como objetivo melhorar a assistência às vítimas de AVC na região.

Mais de 20 profissionais das cidades de Paragominas, Ulianópolis, Irituia e Ipixuna do Pará participaram do evento, que teve contou com uma palestra ministrada pelo neurocirurgião João Fabrício Palheta, que compõe o corpo clínico da unidade. Uma equipe técnica do Hospital Regional realizou uma simulação do atendimento de um paciente com AVC, proporcionando uma experiência prática para os participantes.

Há nove meses atuando no serviço de urgência e emergência no município de Irituia, o enfermeiro Jhony Dantas, 33, que já participou de outras capacitações promovidas pelo Hospital do Leste, disse que a oficina contribuiu para esclarecer muitas dúvidas, sobretudo, de como identificar um paciente com quadro de AVC.

Ação integra campanha "Tempo é Cérebro"“Foi muito produtiva. Pude tirar muitas dúvidas sobre pacientes recorrentes, que são casos que ocorrem muito lá, e até mesmo aprender a fazer uma avaliação adequada. São informações que vou repassar para os demais colegas, pra que a gente possa melhorar a nossa triagem. É muito importante pra nós, que estamos distantes, conhecer a realidade e todo fluxo do paciente que sai da nossa cidade em busca de tratamento aqui no Regional. Espero ter outras oportunidades como esta”, avaliou.

A oficina “Protocolo do AVC” é realizada todas as quintas-feiras, durante o mês de outubro. A ação reforça o compromisso do hospital em promover saúde com qualidade, segurança, ética e humanização, expandindo conhecimento entre os profissionais, possibilitando o aumento das medidas preventivas, a detecção e o acesso do paciente com AVC em tempo hábil.

“O AVC é a principal causa de óbitos no Brasil e responsável por deixar milhares de pessoas sequeladas. Com essa iniciativa, esperamos contribuir para a disseminação do conhecimento tanto da prevenção quanto do diagnóstico precoce da doença. Dessa forma, esperamos consolidar, cada vez mais, o HRPL como referência no atendimento aos pacientes com AVC”, declarou o diretor executivo da unidade, Júlio Garcia, que aproveitou a ocasião para anunciar a I Jornada de AVC do Hospital Público do Leste, que será realizada no dia 29 de novembro, em Paragominas.

Atendimento – O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é um órgão do governo do Estado e presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, de 23 municípios do nordeste paraense. A unidade é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018, se tornou habilitada a realizar cirurgias oncológicas.

Para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. Nos casos de urgências do Samu, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

Serviço:

O Hospital Regional Público do Leste está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.